Uma experiência interdisciplinar no PIBID: A trilha BioMath
Keywords:
Matemática, Biologia, Interdisciplinaridade, PIBIDAbstract
Este texto relata a experiência de dois estudantes de Licenciatura em Matemática da UFOB no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (Edital CAPES nº 07/2018), que buscou integrar Biologia e Matemática no Ensino Fundamental II por meio do jogo educativo "Trilha Biomath". Desenvolvido entre 2018 e 2019, o projeto visou promover aprendizagens significativas e superar a fragmentação curricular. A trilha, construída colaborativamente com os estudantes, envolveu perguntas interdisciplinares e desafios lúdicos, estimulando raciocínio lógico e pensamento crítico. Os resultados mostraram que a interdisciplinaridade exige planejamento coletivo e diálogo contínuo, podendo engajar os alunos e desenvolver habilidades como liderança e criatividade. A experiência também contribuiu para a formação docente dos bolsistas, reforçando a importância de metodologias inovadoras no ensino básico.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.