Uma experiência interdisciplinar no PIBID: A trilha BioMath

Autores

Palavras-chave:

Matemática, Biologia, Interdisciplinaridade, PIBID

Resumo

Este texto relata a experiência de dois estudantes de Licenciatura em Matemática da UFOB no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (Edital CAPES nº 07/2018), que buscou integrar Biologia e Matemática no Ensino Fundamental II por meio do jogo educativo "Trilha Biomath". Desenvolvido entre 2018 e 2019, o projeto visou promover aprendizagens significativas e superar a fragmentação curricular. A trilha, construída colaborativamente com os estudantes, envolveu perguntas interdisciplinares e desafios lúdicos, estimulando raciocínio lógico e pensamento crítico. Os resultados mostraram que a interdisciplinaridade exige planejamento coletivo e diálogo contínuo, podendo engajar os alunos e desenvolver habilidades como liderança e criatividade. A experiência também contribuiu para a formação docente dos bolsistas, reforçando a importância de metodologias inovadoras no ensino básico.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

MESSIAS, João Paulo Bastos; SANTOS, Stefanie Caroline Ferreira dos. Uma experiência interdisciplinar no PIBID: A trilha BioMath. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/848.. Acesso em: 13 set. 2025.