Uma experiência interdisciplinar no PIBID: A trilha BioMath
Palabras clave:
Matemática, Biologia, Interdisciplinaridade, PIBIDResumen
Este texto relata a experiência de dois estudantes de Licenciatura em Matemática da UFOB no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (Edital CAPES nº 07/2018), que buscou integrar Biologia e Matemática no Ensino Fundamental II por meio do jogo educativo "Trilha Biomath". Desenvolvido entre 2018 e 2019, o projeto visou promover aprendizagens significativas e superar a fragmentação curricular. A trilha, construída colaborativamente com os estudantes, envolveu perguntas interdisciplinares e desafios lúdicos, estimulando raciocínio lógico e pensamento crítico. Os resultados mostraram que a interdisciplinaridade exige planejamento coletivo e diálogo contínuo, podendo engajar os alunos e desenvolver habilidades como liderança e criatividade. A experiência também contribuiu para a formação docente dos bolsistas, reforçando a importância de metodologias inovadoras no ensino básico.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.