O desenvolvimento profissional contínuo e a agência docente de professores que ensinam Matemática
Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional contínuo, Agência docente, Educação Matemática, Anos iniciais do Ensino FundamentalResumo
Este artigo tem o objetivo de discutir o processo de desenvolvimento profissional contínuo e a agência docente de um grupo de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola municipal do interior paulista, ao implementarem a educação interdisciplinar. Este texto deriva de uma pesquisa (auto)biográfica a qual deu origem a um espaço formativo que se pautou na colaboração entre pesquisadores e professores, rompendo com relações hierárquicas no desenvolvimento dos trabalhos e impulsionando a agência docente por meio de estudos teóricos e metodológicos com temáticas elegidas pelos participantes. As evidências decorrem das narrativas dos professores sobre o letramento matemático e estatístico, e do movimento de aprendizagem profissional dos professores para impulsioná-los ao exercício da agência profissional.
Referências
Biesta, G.; Priestley, M. & Robinson, S. (2017). Talking about education: Exploring the significance of teachers’ talk for teacher agency. Journal of Curriculum Studies, 49(1), 38-54. https://doi.org/10.1080/0022027 2.2016.1205143.
Cyrino, M. C. de C. T.; Guimarães, R. S. & Oliveira, A. M. P. de. O que caracteriza uma pesquisa em formação continuada? In: Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática [Recurso eletrônico]. Organizado por Maurício Rosa e Vanessa Franco Neto. Uberlândia: SBEM, 2021.
Day, C. (2021). Policy, teacher education and the quality of teachers and teaching. London and New York: Routledge.
Day, C. & Sachs, J. (2004). International handbook on the continuing professional development of teacher. Croydon: CPI Group (UK).
Ferreira, A. C. (2003). Metacognição e desenvolvimento profissional de professores de matemática: uma experiência de trabalho colaborativo. Campinas, SP: FE/Unicamp.
Fonseca, M. C. F. R. (2009). Conceito(s) de numeramento e relações com o letramento. In: C. E. Lopes & A. M. Nacarato. Educação Matemática, leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidades. (pp. 47-60). Campinas: Mercado de Letras.
Freire, P. (2015). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. (52. ed.). São Paulo, SP: Paz e Terra.
Giddens, A. Central problems in social theory: action, structure and contradiction in social analysis. Berkeley: University of California Press, 1979.
Lopes. C. E. (2003). O conhecimento profissional dos professores e suas relações com estatística e probabilidade na educação infantil. Campinas: FE/Unicamp.
Lopes, C. E. & D'Ambrosio, B. S. (2016). Professional development shaping teacher agency and creative insubordination. Ciência e Educação, 22(4), 1085-1095.
Mockler, N. (2005). Trans/forming teachers: new professional learning and transformative teacher professionalism, Journal of Inservice Education 31(4),733-746.
Nacarato, A. M. (2023). A agência e o desenvolvimento profissionais de pesquisadoras narrativas que ensinam matemática. Educação Matemática Pesquisa – Dossiê 25 anos da Revista EMP, 25(2), 166-188.
Ninin, M. O. G. & Magalhães, M. C. C. (2017). A linguagem da colaboração crítica no desenvolvimento da agência de professores de ensino médio em serviço. ALFA: Revista de Linguística, 61(3), 625-652.
Passeggi, M. C. (2016). Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, 41(1), 67-86. http://dx.doi.org/10.18593/r.v41i1.9267.
Passeggi, M. da C. & Cunha, L. M. da. (2013). Narrativas autobiográficas: a imersão no processo de autoria. In: P. P. Vicentini; E. C. de Souza & M. da C. Passeggi (Orgs.). Pesquisa (auto)biográfica: questões de ensino e formação. (pp. 43-57). Curitiba: CRV.
Passos, C. L. B. et al. (2006). Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: Uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante, Lisboa, 15 (1). 193-219.
Priestley, M.; Biesta, G. & Robinson, S. (2013). Teachers as agents of change: Teacher agency and emerging models of curriculum. In: M. Priestley & G. Biesta. (Eds.). Reinventing the Curriculum: New trends in curriculum policy and practice. (pp. 187-206). Londres: Bloomsbury Academic.
Projeto Político Pedagógico (PPP). (2023). EMEB Prefeito Jerônymo Alves Corrêa.
Sachs, J. (2007). Learning to improve or improving learning: the dilemma of teacher continuing professional development. In: M. Brejc. (Ed.). Professional challenges for school effectiveness and improvement in the era of accountability: proceedings of the 20th Annual World ICSEI Congress [online]. Proceedings of Professional or Unreviewed Scientific Conference Contributions. Ljubljana: National School for Leadership in Education. https://www.fm-kp.si/en/zalozba/ISBN/978-961-6573-65-8/009-020.pdf.
Sachs, J. (2011). Skilling or emancipating? Metaphors for continuing teacher professional development. In: N. Mochkler & J. Sachs (Eds.). Rethinking educational practice through reflexive inquiry. London: Springer.
Santos, B. S.; Spagnolo, C. & Stöbaus, C. D. (2018).O desenvolvimento profissional docente na contemporaneidade: implicações transformadoras para o ser e para o fazer. Educação, 41(1), 74-82.
Watson, J. (1997). Assessing statistical thinking using the media. In: I. Gal & J. Garfield. The assessment challenge in statistics education. Amsterdam: IOS Press and International Statistical Institute.
Zepeda, S. J.; Lanoue, P. D., Rivera, G. M. & Shafer, D. R. (2023). Leading school culture through teacher voice and agency. New York: Routledge.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.