A BNCC pelo prisma da práxis e a necessidade de uma proposta metodológica para o ensino de Matemática em favor da classe trabalhadora

Autores

Palavras-chave:

Classe trabalhadora, BNCC, Ensino de Matemática, Situações Sociais Contraditórias

Resumo

A partir do conceito de práxis objetivamos analisar as possibilidades reais de transformação da realidade da classe trabalhadora e por ela, por meio da educação matemática, segundo as finalidades e as competências definidas pela BNCC. Identificamos que apesar de sugerir a participação ativa dos estudantes na sociedade, este documento normativo não considera os elementos essenciais para a formação e a atividade pedagógica de professores e estudantes como sujeitos transformadores da realidade social. Em contrapartida, tendo como fundamento teórico e metodológico o conceito de práxis social, na perspectiva do filósofo Sánchez Vázquez, encontramos a abertura para a elaboração de uma proposta metodológica que considere os reais problemas e interesses da classe trabalhadora, a qual denominamos de Situação Social Contraditória.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 03 — Currículo e Educação Matemática

Como Citar

Menezes, L. D. de D., & Marco, F. F. de. (2024). A BNCC pelo prisma da práxis e a necessidade de uma proposta metodológica para o ensino de Matemática em favor da classe trabalhadora. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/273