Aprendizagens de uma Comunidade de Professores de Matemática: experiências durante o planejamento colaborativo de uma tarefa
Palavras-chave:
Formação de Professores, Aprendizagem Docente, Lesson Study Híbrido, Professor de MatemáticaResumo
Originado no Japão, o Lesson Study (LS) é um processo formativo que envolve planejamento, implementação e reflexão colaborativa de aulas. Este artigo objetiva identificar as aprendizagens dos professores ao participarem da fase de planeamento em um ciclo de Lesson Study Híbrido (LSH), que é uma adaptação do LS à realidade brasileira feita pelo Grupo de Sábado (GdS). Com base na Teoria Social da Aprendizagem, o estudo utiliza uma abordagem qualitativa. Foram analisadas cinco reuniões da fase de planejamento do LSH. Os resultados indicam que os professores desenvolveram aprendizagens através da negociação de significados em duas dimensões: o planejamento colaborativo e o ensino da matemática.
Referências
Baba, T. (2007). La educación japonesa y el Estudio de Clases: una mirada de conjunto. In: M. Isoda, A. Arcavi, & A. Mena-Lorca (Orgs.), El Estudio de Clases Japonés em matemáticas: su importancia para el mejoramiento de los aprendizajes en el escenario global (pp. 26-32). Valparaíso, Chile: Ediciones Universitarias de Valparaíso.
Baba, T., Ueda, A., Ninomiya, H. & Hino, K. (2018). Mathematics education lesson study in Japan from historical, community, institutional and development assistance perspectives. In: M. Quaresma et al. (Eds.), Mathematics lesson study around the world: Theoretical and methodological issues (pp. 23-45). New York, NY: Springer.
Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria dos métodos. Lisboa, Portugal: Porto Editora.
Curi, E. (2018). Indícios de aprendizagens matemáticas de estudantes do ensino fundamental a partir da metodologia Lesson Study. In: Anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 1-12). Foz do Iguaçu, PR.
Fernandez, C., & Yoshida, M. (2004). Lesson study: a Japanese approach to improving mathematics teaching and learning. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Fiorentini, D. (2009). Quando acadêmicos da universidade e professores da escola básica constituem uma comunidade de prática reflexiva e investigativa. In: D. Fiorentini, R. C. Grando & R. G. S. Miskulin (Orgs.), Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática (pp. 233-255). Campinas, SP: Mercado de Letras.
Fiorentini, D., Ribeiro, C. M., Losano, A. L., Crecci, V. M., Ferrasco, T. O. & Vidal, C. P. (2018). Estudo de uma experiência de Lesson Study Híbrido na formação docente em matemática: contribuições de/para uma didática em ação. In: Anais do XIX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (pp. 1-38). Salvador, BA.
Fujii, T. (2016). Designing and adapting tasks in lesson planning: a critical process of lesson study. ZDM Mathematics Education, 48(4), 411-423.
Gonçalves, K. V. & Fiorentini, D. (2023). Origens e apropriação cultural do lesson study: contribuições à aprendizagem do professor que ensina matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, 12(29), 226-249.
Grimsæth, G. & Hallås, B. O. (2015). Lesson study model: The challenge of transforming a global idea into local practice. Policy Futures in Education, 14(1), 1-14.
Guilherme, T. H., & Carneiro, R. F. (2021). Contribuições da participação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais em grupos de estudos: uma revisão. In: Anais do VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 1409-1424). Uberlândia, MG.
Lima, A. P. B., & Borba, R. E. S. R. (2021). Comunidades de prática e a formação do professor que ensina Matemática revisitando teses e dissertações. Educação Matemática Debate, 5(11), 1-30.
Losano, A. L., & Fiorentini, D. (submetido). Apropriação cultural do Lesson Study: percepções e aprendizagens de uma comunidade fronteiriça universidade-escola. Zetetiké.
Ponte, J. P. (2017). Lesson studies in initial mathematics teacher education. International Journal for Lesson and Learning Studies, 6(2), 169-181.
Richit, A. (2020). Estudos de aula na perspectiva de professores formadores. Revista Brasileira de Educação, 25, 1-24.
Richit, A., Ponte, J. P. & Quaresma, M. (2021). Aprendizagens Profissionais de Professores Evidenciadas em Pesquisas sobre Estudos de Aula. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 35(70), 1107–1137.
Stigler, J. W. & Hiebert, J. (1990). The teaching gap: Best ideas from the world’s teachers for improving education in the classroom. New York, NY: Simon and Schuster.
Tinti, D. S., & Manrique, A. L. (2018). Aprendizagens docentes situadas e mobilizadas nos estágios de desenvolvimento de uma comunidade de prática. In: Anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 1-12). Foz do Iguaçu, PR.
Wenger, E. (1998). Communities of Practice: Learning, Meaning, and Identity. Cambridge: Cambridge University Press.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.