Letramento estatístico na Educação Infantil: contribuições da dimensão formadora de uma Coordenadora Pedagógica
Palavras-chave:
Letramento Estatístico, Coordenação Pedagógica, Educação Infantil, Formação de professores, Ciclo InvestigativoResumo
Neste artigo discorre-se sobre uma pesquisa que objetiva analisar a dimensão formadora de uma Coordenadora Pedagógica ao realizar encontros formativos sobre o letramento estatístico com professoras da Educação Infantil. A Coordenadora participou inicialmente de estudos em contexto colaborativo sobre letramento estatístico e Ciclo Investigativo, e, posteriormente, realizou formações com as professoras da instituição. Os dados foram coletados com base em observação sistemática das formações que a Coordenadora realizou. Nesse contexto, a Coordenadora desempenhou, também, um papel crucial nesse processo formativo contribuindo para o protagonismo das docentes sobre o ensino de Estatística na perspectiva do letramento estatístico. As discussões fomentadas em contexto colaborativo contribuíram para consolidar aspectos relacionados à sua identidade, atuação, desenvolvimento profissional e aquisição de novos conhecimentos.
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