Historiografias de Matemática e formação de professores

Autores

Palavras-chave:

Nexos Conceituais, Lei n. 10.639/03, Movimento Lógico-Histórico, Teoria Histórico-Cultural, Disciplina História da Matemática

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa em desenvolvimento, de cunho teórico, que se fundamenta na teoria histórico-cultural. O objetivo é estudar as historiografias de Matemática que são referenciadas nas disciplinas de História da Matemática dos cursos de Licenciatura em Matemática das universidades federais brasileiras, com foco nos modos que os autores veem e concebem os conceitos matemáticos. Pressupõe-se que as vertentes historiográficas da História da Matemática descrevem a lógica dos fatos históricos que ocorreram em diversos contextos. Os resultados mostram que, ao estudá-las, futuros professores e professores em exercício podem delinear nexos conceituais dos conteúdos matemáticos e compreender que um dos papéis das historiografias da Matemática é proporcionar momentos de reflexão sobre a Lei n.º 10.639/03 nas aulas de Matemática.

 

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 07 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

Sousa, M. do C. de . (2024). Historiografias de Matemática e formação de professores. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-16. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/344