O uso da T´ábua de Pitágoras para auxiliar na compreensão de Estruturas Multiplicativas em turmas de 7° ano do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Estruturas Multiplicativas, Teoria dos Campos Conceituais, Tábua de Pitágoras

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte de um estudo que compôs um trabalho de conclusão de curso, tendo como principal aporte teórico a Teoria dos Campos Conceituais. Com o objetivo de analisar o desempenho dos estudantes na resolução de problemas abordando Estruturas Multiplicativas, utilizou-se como recurso metodológico a Tábua de Pitágoras. Foi aplicado um teste de três questões, com 44 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Pernambuco e, em seguida, realizou-se uma intervenção com uso do recurso. Constatou-se que o uso da Tábua pode ser um bom auxílio no ensino das Estruturas Multiplicativas. Defende-se, ainda, que o uso de diferentes recursos pode favorecer o desempenho dos estudantes na compreensão das Estruturas Multiplicativas.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 02 — Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Como Citar

Aquino, J. L. de ., Vega, D. A. ., & Lima, E. T. . de. (2024). O uso da T´ábua de Pitágoras para auxiliar na compreensão de Estruturas Multiplicativas em turmas de 7° ano do Ensino Fundamental. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/379