A Inteligência Artificial como recurso para o ensino de Matemática: comparativo entre ChatGPT e Gemini

Autores

Palavras-chave:

Gráfico, ChatGPT, Gemini, Atuação Docente

Resumo

Esta pesquisa considera a Inteligência Artificial (IA) e a possibilidade de se trabalhar com imagens, sendo norteada pela questão: de que forma a IA, de modo especial o chat Gemini e GPT, pode auxiliar no ensino de funções? Objetiva-se analisar as contribuições desses recursos na exploração gráfica de funções, por meio de um comparativo, utilizando metodologicamente a análise qualitativa, a partir de categorias. Percebeu-se que os recursos são limitados no que se refere às imagens, apresentando erros de construção e interpretação gráfica, sendo reconhecida a possibilidade de aprimoramento. No entanto, evidencia-se também a importância de o papel humano do professor de poder avaliar as limitações e possibilidades da utilização da IA em sua prática, valorizando, assim, os saberes experienciais.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 06 — Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância

Como Citar

Marques, T. M. ., & Sant'Ana, C. de C. . (2024). A Inteligência Artificial como recurso para o ensino de Matemática: comparativo entre ChatGPT e Gemini. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-10. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/387