Mapeamento de Grupos de Pesquisa em Educação Estatística no Brasil a partir de uma revisão da literatura na área

Autores

Palavras-chave:

Educação estatística, Grupos de pesquisa, Educação Matemática, Letramento estatístico

Resumo

O objetivo é identificar e mapear grupos de pesquisa em educação estatística no Brasil a partir de revisão da literatura na área. A metodologia adotada foi a revisão sistemática da literatura, utilizando os repositórios das revistas focadas em educação matemática e listadas pela plataforma Sucupira. Através das publicações selecionadas, foi feito um levantamento da filiação institucional dos autores. Os resultados indicaram a predominância de 53 instituições diferentes, com destaque para o estado de São Paulo, que possui 11 instituições listadas, e para a liderança do grupo de pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, com 11% dos registros totais das publicações. De uma análise das publicações, concluímos que a educação estatística no Brasil está sendo disseminada por grupos de pesquisas comprometidos com a intensificação e a qualidade das pesquisas na área.

Referências

Batanero, C. (2001). Didáctica de la estadística. Grupo de Investigación en Educación Estadística, Universidad de Granada.

Campos, A. F. M., Caetano, L. M. D., & Gomes, V. M. L. R. (2023). Revisão sistemática de literatura em educação: características, estrutura e possibilidades às pesquisas qualitativas. Linguagens, Educação e Sociedade, 27(54), 139–169.

Campos, C. R., Wodewotzki, M. L. L., & Jacobini, O. R. (2011). Educação estatística – teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Autêntica.

Cazorla, I., Lopes, C. E., & Andrade, R. (2017). Um cenário sobre a pesquisa em educação estatística no Boletim de Educação Matemática – BOLEMA, de 2006 até 2015. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 31(58), 1130–1153.

Gal, I. (2002). Adults' statistical literacy: Meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, 70(1), 1–25.

Garfield, J. (2002). The challenge of developing statistical reasoning. Journal of Statistics Education, 10(3).

Giordano, C. C., & Kistemann Jr., M. (Eds.). (2023). História da educação estatística brasileira: Pesquisas e pesquisadores. Akademy.

Grant, M. J., & Booth, A. (2009). A typology of reviews: An analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information & Libraries Journal, 26(2), 91–108.

Lima, R. F., Giordano, C. C., & Vilhena, V. D. M. (2023). O cenário das pesquisas produzidas no Brasil em educação estatística na segunda década do século XXI. Revista de Matemática, Ensino e Cultura - Rematec, 18(43), e2023022.

Moore, D. S. (1997). Teaching statistics as a respectable subject. The American Statistician, 51(1), 1–7.

Rocha, D. S. (2022). Ensino e aprendizagem de estatística nas dissertações e teses no Brasil: Um estado do conhecimento no período de 2000 a 2021 (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado de Mato Grosso.

Snyder, H. (2019). Literature review as a research methodology: An overview and guidelines. Journal of Business Research, 104, 333–339.

Universidade Federal do Rio Grande. (2024). Núcleo de educação estatística. https://imef.furg.br/nee

Zawacki-Richter, O., Kerres, M., Bond, M., & McGreal, R. (2020). Systematic reviews in educational research: Methodology, perspectives and application. Springer.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 12 — Educação Estatística

Como Citar

Figueiredo, H. A. de ., Pinto, M. M. F. ., & Landim, F. M. P. F. (2024). Mapeamento de Grupos de Pesquisa em Educação Estatística no Brasil a partir de uma revisão da literatura na área. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/427