Não há neutralidade: que Matemática é essa que utilizamos?

Autores

Palavras-chave:

Matemática(s), Imperialista, Neutralidade, Currículos, Educação Matemática

Resumo

O presente artigo é uma discussão teórica que visa problematizar as percepções que cercam a Matemática ou maneiras outras de vivenciar essa área estruturada e padronizada. A Matemática é neutra? A Matemática é isenta das demandas sociais e culturais que fazem parte da construção social do mundo? Perguntas como essas têm nos inquietado e tomaram forma com o processo de construção de uma pesquisa de Mestrado em Educação Matemática. Dito isso, nosso intuito é apresentar as problematizações acerca de quais currículos são produzidos quando a Matemática pode ser compreendida em uma perspectiva Imperialista. Apresentando como resultado o exercício de desnaturalizar os sentidos que estruturam o campo da Matemática, para imaginarmos matemática(s) outras.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 03 — Currículo e Educação Matemática

Como Citar

Oliveira, T. A. de ., Silva, D. C., & Neto, V. F. . (2024). Não há neutralidade: que Matemática é essa que utilizamos?. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-12. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/460