Concepções de professores sobre equivalência e divisão de frações a partir de materiais manipuláveis montessorianos
Palavras-chave:
Divisão de Frações, Método Clínico Piagetiano, Materiais Manipuláveis, Sistema Montessori, Professor que Ensina MatemáticaResumo
Este artigo apresenta dados de uma pesquisa empírica de mestrado em andamento, a qual propôs-se conhecer de que forma professores de matemática que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental compreendem a equivalência e divisão de frações. A metodologia utilizada para coleta e análise dos dados foi o Método Clínico Piagetiano, as entrevistadas responderam perguntas da Entrevista Clínica enquanto manipulavam materiais concretos montessorianos. A coleta de dados identificou como as participantes entendem a divisão de frações, evidenciando que apenas algumas das participantes conseguiram realizar as divisões de frações no material manipulável e explicar completamente as situações propostas. As demais tiveram necessidade de realizar o algoritmo e aplicar regras de memorização, para posteriormente tentar encontrar o mesmo resultado no material.
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