A docência na forma/ação universitária: apontamentos acerca da formação no curso de licenciatura em matemática da Unifesspa
Palavras-chave:
Forma/ação, Formação Universitária, Política Educacional, Docência universitáriaResumo
Este estudo perseguiu a interrogação: “como o(a) professor(a) do curso de licenciatura em matemática da Unifesspa compreende a docência em/na sua prática pedagógica?”. Em atenção ao fenômeno “docência-na-formação-universitária”, iniciamos um exercício fenomenológico-hermenêutico que revelou professores que apontam lacunas da formação continuada, como consequência de como a pós-graduação vem conduzindo a formação. Que sua identidade é edificada em bases matematizáveis pautadas na técnica. Revelou também, a fragilidade da formação continuada e o anseio por uma formação didático-pedagógica para atuar. Compreendemos que a docência se insere num campo de discussão que visa desmistificar que o conhecimento do conteúdo é suficiente para a prática pedagógica, posto que a complexidade evidencia o ser-humano-professor, abarcando a formação identitária, a função e o papel do professor na sociedade.
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