Documentos de professores(as) para ensinar matemática na EJA-Campo: uma análise à luz da Abordagem Documental do Didático
Palavras-chave:
Abordagem Documental do Didático, Educação do Campo, EJA-Campo, Ensino de MatemáticaResumo
Esta comunicação apresenta uma análise de documentos de uma professora e de um professor para ensinar matemática em uma turma de EJA-Campo no Agreste Pernambucano e também das relações que são estabelecidas com o campesinato local. Apoia-se na Abordagem Documental do Didático e utiliza a Metodologia de Investigação Reflexiva para produzir os dados por meio dos seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada, produção de vídeos e mapas de recursos, observação da elaboração de planejamentos e de aulas. A análise mostra que tanto a professora quanto o professor dispõem de recursos variados para ensinar, entretanto, as atividades matemáticas impressas em papel foram os mais utilizadas no ensino remoto. Os documentos produzidos, a partir de seus recursos, evidenciam algumas características do campesinato local.
Referências
Adler, J. (2000) Conceptualising Resources as a theme for teacher education. Journal of Mathematics Teacher Education. (3)3, 205–224.
Bellemain, F. & Trouche, L. (2019). Compreender o Trabalho do Professor com os Recursos de seu ensino, um questionamento didático e informático. Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, (9)1.
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra
Gueudet, G. & Trouche, L. (2008). Vers de nouveaux systèmes documentaires pour les professeurs de mathématiques? In: Bloch I. & Conne F. (eds.), Actes de la XIVème Ecole d'Eté de Didactique des Mathématiques. (p. 1-26). Paris, FR: La Pensée Sauvage Editions.
Gueudet, G. & Trouche, L . (2011). Mathematics teacher education advanced methods: an example in dynamic geometry. ZDM - Mathematics Education, (43)3, 399–411.
Gueudet, G. & Trouche, L. (2015). Do trabalho documental dos professores: gêneses, coletivos, comunidades: o caso da Matemática. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. (6)3, 1-43.
Lima, I..; Hage, S. & Souza, D. O legado de Paulo Freire em marcha na Educação e na Escola do Campo. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–17, 2021.
Santos, C., Kolling, E., Rocha, E., Molina, M. & Caldart, R (2020). Dossiê Educação do Campo: documentos 1998-2018. Brasília: Universidade de Brasília. 435p.
Silva, J. P. & Lima, I. M. S. (2021), Recursos de um Professor para Ensinar Matemática na EJA Campo. In: Anais do 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 1613-1625).
Silva, J. P. & Lima, I. M. S. (2023a). Recursos de um professor e de uma professora para ensinar matemática em turmas da EJA-Campo. Revista Eletrônica de Educação, 17, 1-18.
Silva, J. P. & Lima, I. M. S. (2023b). Recursos de um professor da EJA-Campo para ensinar matemática em aulas remotas e presenciais. Mathimatiká: epistemologia e educação, v. 1, p. 1-15.
Silva, J. ; Lima, I.. & Gitirana, V. (2019). Ensinar matemática à luz de uma perspectiva crítica: algumas reflexões. Ensino da Matemática em Debate, v. 6, p. 180-198.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.