Documentos de professores(as) para ensinar matemática na EJA-Campo: uma análise à luz da Abordagem Documental do Didático

Autores

Palavras-chave:

Abordagem Documental do Didático, Educação do Campo, EJA-Campo, Ensino de Matemática

Resumo

Esta comunicação apresenta uma análise de documentos de uma professora e de um professor para ensinar matemática em uma turma de EJA-Campo no Agreste Pernambucano e também das relações que são estabelecidas com o campesinato local. Apoia-se na Abordagem Documental do Didático e utiliza a Metodologia de Investigação Reflexiva para produzir os dados por meio dos seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada, produção de vídeos e mapas de recursos, observação da elaboração de planejamentos e de aulas. A análise mostra que tanto a professora quanto o professor dispõem de recursos variados para ensinar, entretanto, as atividades matemáticas impressas em papel foram os mais utilizadas no ensino remoto. Os documentos produzidos, a partir de seus recursos, evidenciam algumas características do campesinato local.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 07 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

da Silva, J. P., & Lima, I. M. da S. (2024). Documentos de professores(as) para ensinar matemática na EJA-Campo: uma análise à luz da Abordagem Documental do Didático. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-12. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/548