Vistas Ortogonais em Geometria: uma sequência didática aplicada no 9º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Douglas Monsôres de Melo Santos UFRRJ
  • José Carlos Maia de Souza Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro

Resumo

Diretrizes curriculares nacionais impactam desde os níveis de organização escolar do currículo até o conteúdo das ações de formação continuada. A análise da unidade temática de Geometria na BNCC-Matemática revelou que a temática sobre vistas ortogonais de sólidos deve ser explorada antes do Ensino Médio. Verificou-se, porém, que até 2019 nenhuma habilidade envolvendo este conteúdo constava nas Orientações Curriculares do Ensino Fundamental na Cidade do Rio de Janeiro. Assim, este artigo apresenta a aplicação de uma sequência didática relacionada a situações-problema de reconhecimento de vistas ortogonais de figuras espaciais visando levar os participantes a mobilizar diferentes competências para solucioná-las. As atividades exploraram a interação entre estudantes com uso de materiais concretos de baixo custo. Os resultados evidenciam que o trabalho do docente de Matemática pode ser mais efetivo quando propõe situações-problema. Motivação, curiosidade e dedicação melhoraram a autoestima dos estudantes favorecendo o exercício de sua autonomia na construção dos saberes.

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Biografia do Autor

Douglas Monsôres de Melo Santos, UFRRJ

Departamento de Matemática - UFRRJ - Seropédica

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Santos, D. M. de M., & Maia de Souza, J. C. (2022). Vistas Ortogonais em Geometria: uma sequência didática aplicada no 9º ano do Ensino Fundamental . Educação Matemática Em Revista, 27(76), 86-100. Recuperado de https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2801

Edição

Seção

Relatos de Experiência