O potencial pedagógico de um jogo digital no ensino da Matemática
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v29i85.3701Palavras-chave:
Educação Matemática, Jogos Digitais Educativos, LudicidadeResumo
Atualmente, percebe-se uma preocupação em desenvolver recursos que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Partindo dessa necessidade, esta pesquisa se propõe a responder à seguinte questão: em que medida a utilização de um jogo digital pode contribuir para o ensino de conceitos matemáticos de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental? A metodologia deste estudo baseia-se em uma abordagem qualitativa e quantitativa, com caráter bibliográfico, considerando a adequação desse procedimento por se tratar de uma pesquisa extensa no âmbito do desenvolvimento de jogos didáticos. Após os estudos, um artefato tecnológico foi desenvolvido, o jogo “Dina: Mistérios em Pernambuco”, projetado de forma lúdica com conceitos matemáticos. Diante dos resultados obtidos, foi possível constatar que os alunos participantes envolvidos no trabalho ficaram entusiasmados com a possibilidade de aprender Matemática de uma maneira tão significativa. Por fim, esse estudo estimula a utilização de jogos digitais como um recurso didático adequado para o ensino da Matemática.
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