O potencial pedagógico de um jogo digital no ensino da Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i85.3701

Palavras-chave:

Educação Matemática, Jogos Digitais Educativos, Ludicidade

Resumo

Atualmente, percebe-se uma preocupação em desenvolver recursos que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Partindo dessa necessidade, esta pesquisa se propõe a responder à seguinte questão: em que medida a utilização de um jogo digital pode contribuir para o ensino de conceitos matemáticos de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental? A metodologia deste estudo baseia-se em uma abordagem qualitativa e quantitativa, com caráter bibliográfico, considerando a adequação desse procedimento por se tratar de uma pesquisa extensa no âmbito do desenvolvimento de jogos didáticos. Após os estudos, um artefato tecnológico foi desenvolvido, o jogo “Dina: Mistérios em Pernambuco”, projetado de forma lúdica com conceitos matemáticos. Diante dos resultados obtidos, foi possível constatar que os alunos participantes envolvidos no trabalho ficaram entusiasmados com a possibilidade de aprender Matemática de uma maneira tão significativa. Por fim, esse estudo estimula a utilização de jogos digitais como um recurso didático adequado para o ensino da Matemática.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Celso. Jogos para Estimulação das Múltiplas Inteligências. 13.ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 2 out. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Resultados do Índice da Educação Básica. IDEB — Resultados e Metas. Disponível em: http://ideb.ineo.gov.br/resultado. Acesso em: 7 dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Relatório Brasil no PISA 2018. Brasília, 2019.

Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educac

ionais/pisa/resultados. Acesso em: 10 jan. 2022.

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-USP, 1996.

COSTA, Leandro Demenciano. O que os Jogos de Entretenimento têm que os educativos não tem: 7 Princípios Para Projetar Jogos. 1ª. ed. rev. Rio de Janeiro: 2AB, 2010.

D'AMBROSIO, Beatriz. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Brasília. v. 1, n. 2, p.15-19, 1989. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/td/article/view/2598/1782. Acesso em: 22 de mar. 2023

D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Laiza Magalhães. A Construção do conceito de número pela criança através dos jogos matemáticos. Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate, Goiana, v. 2, n. 2, p. 92–111, agosto- dez, 2016.

GEE, James. Paul. What video games have to teach us about learning and literacy. Nova York: Palgrave Macmillan, 2004.

GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) —Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/210144. Acesso em: 05 mar. 2023.

MENDES, Iran Abreu. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. Ed. rev. e aum. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

MUNDIM, Joice Silva Marques. Modelagem matemática nos primeiros anos do ensino fundamental.2015. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) —Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2015. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle. Acesso em: 21 mar. 2023

OLIVEIRA, Fabiano Naspolini de. Adaptação e avaliação da metodologia dos sete passos para o desenvolvimento de competências em produção de jogos digitais didáticos.2017.201f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação) —Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação. Universidade Federal de Santa Catarina. Araranguá. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle. Acesso em: 17 nov. 2021.

PEREIRA, Mariana Martins. Saberes metodológicos para o ensino de matemática na perspectiva do pacto nacional pela alfabetização na idade certa. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) —Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2016. Disponível em: https://repositorio.ufu.br. Acesso em: 21 mar. 2023.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, La Plata, n. 24, p. 15–22, jul-agosto, 2019. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo. Acesso em: 22 mar. 2023.

PRENSKY, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac São Paulo, 2012.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

Publicado

2024-12-02

Como Citar

de Oliveira Cavalcante, L. G., & Fernandes de Alencar, A. (2024). O potencial pedagógico de um jogo digital no ensino da Matemática. Educação Matemática Em Revista, 29(85), 1-16. https://doi.org/10.37001/emr.v29i85.3701