O Scratch como ferramenta de aprendizagem no ensino de equações polinomiais do segundo grau numa escola indígena potiguara paraibana

Autores

10.37001/emr.v30i86.3780

Palavras-chave:

Equação polinomial do segundo grau, Scratch, Pensamento computacional, Educação escolar indígena

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que analisou possíveis contribuições da linguagem de programação Scratch para os processos de ensino e aprendizagem de equações polinomiais do segundo grau. A investigação foi norteada pelo seguinte problema: que elementos de uma proposta de ensino, usando a plataforma Scratch, favorecem à aprendizagem de equações polinomiais do segundo grau? A pesquisa foi realizada com estudantes da primeira série do Ensino Médio de uma escola indígena potiguara paraibana. Foram aplicados questionários antes e após as atividades com Scratch. Os resultados e conclusões indicaram que a utilização do Scratch, em conjunto com uma abordagem cultural, pode se configurar como uma estratégia significativa para o ensino de equações polinomiais do segundo grau, favorecendo a compreensão, o engajamento e o desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos. Destaca-se a importância da integração das tecnologias digitais no contexto educacional e o pensamento computacional como habilidade fundamental a ser desenvolvida pelos estudantes.

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Publicado

2025-02-05

Como Citar

O Scratch como ferramenta de aprendizagem no ensino de equações polinomiais do segundo grau numa escola indígena potiguara paraibana. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(86), 1-21. https://doi.org/10.37001/emr.v30i86.3780