O Tangram como ferramenta auxiliar no ensino da Geometria Plana

Autores

10.37001/emr.v30i86.3911

Palavras-chave:

Geometria, Jogos, Matemática, Planejamento, Residência Pedagógica

Resumo

Os documentos oficiais da Educação brasileira destacam a importância do ensino de Geometria. Nesse contexto, o presente texto tem o objetivo de relatar uma experiência no desenvolvimento de uma sequência de ensino proposta como parte das ações do Programa Residência Pedagógica. Essa ação foi realizada em uma turma de 2º ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual da Bahia por dois residentes do subprojeto de Matemática do Programa da Universidade Estadual de Santa Cruz, com o auxílio da professora preceptora, onde foram trabalhados os conceitos de Área e Perímetro de figuras planas. Nessa perspectiva, pensando em diversificar as práticas a serem desenvolvidas, optou-se pela utilização do Tangram, como uma ferramenta, no processo de ensino e aprendizagem da Geometria. Após a conclusão das atividades desenvolvidas, foi possível perceber o quanto atividades desse tipo favorecem a integração dos estudantes, contribuindo para uma participação ativa no processo de aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.

BARROS J.J.P. O Tangram como ferramenta didática para a Matemática do Ensino Fundamental. 2016. 74 f. Monografia (Especialização) - Curso de Matemática, Universidade Federal do estado do Rio de janeiro, RJ.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum (BNCC): Educação é a base. Brasília, DF, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.

SANTANA, E. R. S. Estruturas aditivas: o suporte didático influencia a aprendizagem do estudante? 2010. 338f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica, SP

Downloads

Publicado

2025-03-06

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

O Tangram como ferramenta auxiliar no ensino da Geometria Plana. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(86), 1-11. https://doi.org/10.37001/emr.v30i86.3911