O Tangram como ferramenta auxiliar no ensino da Geometria Plana
Palavras-chave:
Geometria, Jogos, Matemática, Planejamento, Residência PedagógicaResumo
Os documentos oficiais da Educação brasileira destacam a importância do ensino de Geometria. Nesse contexto, o presente texto tem o objetivo de relatar uma experiência no desenvolvimento de uma sequência de ensino proposta como parte das ações do Programa Residência Pedagógica. Essa ação foi realizada em uma turma de 2º ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual da Bahia por dois residentes do subprojeto de Matemática do Programa da Universidade Estadual de Santa Cruz, com o auxílio da professora preceptora, onde foram trabalhados os conceitos de Área e Perímetro de figuras planas. Nessa perspectiva, pensando em diversificar as práticas a serem desenvolvidas, optou-se pela utilização do Tangram, como uma ferramenta, no processo de ensino e aprendizagem da Geometria. Após a conclusão das atividades desenvolvidas, foi possível perceber o quanto atividades desse tipo favorecem a integração dos estudantes, contribuindo para uma participação ativa no processo de aprendizagem.
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Referências
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