Tarefas para o estudo de funções seno e cosseno: uma análise de livro sob a lente do mecanismo atencional top-down e da TAD
Palavras-chave:
Mecanismos Atencionais, Funções Seno e Cosseno, Tarefas Matemáticas, Teoria Antropológica do DidáticoResumo
O objetivo deste trabalho é analisar tarefas matemáticas para o estudo de funções seno e cosseno na perspectiva do mecanismo atencional cerebral top-down, articulado à Teoria Antropológica do Didático (TAD). A análise ocorre sobre as tarefas de um livro didático do Novo Ensino Médio, a fim de compreender os mecanismos atencionais mobilizados e as praxeologias matemáticas evocadas na resolução das atividades de funções seno e cosseno. O referencial teórico e metodológico adotado é a Teoria Antropológica do Didático (TAD), além dos requisitos mínimos para a elaboração do tipo de tarefas trigonométricas e da Neurociência Cognitiva, com o intuito de ativar o mecanismo atencional top-down. Os resultados apontam que a mobilização de requisitos ligados à atenção do mecanismo atencional top-down em tarefas matemáticas pode favorecer o ensino e a aprendizagem das funções seno e cosseno.
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