O Ensino de Matemática para Alunos Surdos: uma revisão sistemática da literatura
Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino de matemática, Surdez, Inclusão, Práticas docentesResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, de natureza qualitativa, embasado nos pressupostos metodológicos da Revisão Sistemática da Literatura e da Análise de Conteúdo. O corpus é composto por artigos publicados entre 2018 e 2022 em periódicos Qualis A disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: “O que revela a literatura sobre o ensino de Matemática para alunos surdos e como torná-lo mais inclusivo?”. A análise dos dados levou à elaboração de seis categorias temáticas que revelaram lacunas na formação docente e nas práticas pedagógicas inclusivas que valorizem a Libras, a importância da visualidade e as particularidades da Cultura Surda. Foram também evidenciadas a escassez no vocabulário matemático em Libras e ainda a urgência na disseminação do bilinguismo e da Escrita de Sinais. Este estudo pretende contribuir para o campo da Educação Matemática ao oferecer subsídios teóricos e práticos que podem orientar professores e instituições na promoção de um ensino mais acessível e equitativo para alunos surdos.
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