Concepções sobre letramento em matemática e em educação financeira de futuros professores dos cursos de Matemática e Pedagogia
Palavras-chave:
Letramento matemático, Letramento financeiro, Concepções, Futuros professoresResumo
Este texto objetiva apresentar as concepções dos futuros professores dos cursos de Matemática e Pedagogia, da Universidade Regional do Cariri (URCA), sobre Letramento Matemático e Financeiro, conceitos subjacentes ao de letramento ideológico. Para isso, elaboramos um questionário on-line, por meio da ferramenta Google Formulários, composto por 30 perguntas — abertas, fechadas e de múltipla escolha — sobre Matemática Financeira, Educação Financeira e Letramento Matemático e Financeiro, que coletou respostas de 78 estudantes, sendo 43 deles do curso de Matemática e 35 do curso de Pedagogia, as quais foram categorizadas e estudadas de acordo com as premissas da análise do conteúdo. Constatamos que as concepções dos futuros professores são, em sua maioria, formadas por características do conceito de letramento autônomo, cuja ênfase está na aquisição da habilidade de leitura e escrita, dissociadas da realidade contextual dos indivíduos envolvidos nos momentos de aprendizagem da Matemática e da Matemática Financeira. No entanto, algumas concepções apresentaram características do letramento ideológico, porquanto demonstram preocupação com a contextualização crítica e reflexiva dos conceitos para a promoção da justiça social, tanto nas práticas de ensino, quanto na vida em sociedade.
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