A pesquisa em sala de aula como princípio pedagógico para o Ensino de Matemática na educação básica
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Pesquisa-ação, Pesquisa em Sala de Aula, Princípios PedagógicosResumo
Este trabalho relata e tece reflexões sobre uma atividade de ensino de matemática que desenvolveu pesquisa em sala de aula realizada por alunos. Esta atividade faz parte de uma investigação mais ampla, em andamento, realizada em uma escola técnica federal do estado do Rio Grande do Sul. A referida pesquisa busca investigar métodos alternativos de ensino de matemática na educação básica e este trabalho relatado se constitui em um experimento dessa pesquisa. O método utilizado foi a pesquisa ação em uma abordagem qualitativa. Os alunos desenvolveram pesquisas em sala de aula sobre temas livres, envolvendo matemática, e apresentaram os resultados do seu trabalho para toda a escola em um minievento. O trabalho conclui que a pesquisa em sala de aula se constitui em um caminho possível para o desenvolvimento da aprendizagem de assuntos matemáticos na educação básica.
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Referências
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