Matemática e fotografias em preto e branco no Ensino Médio
Palavras-chave:
Matemática, Fotografia, Fotografia em preto e branco, Ensino de MatemáticaResumo
A pesquisa investiga uma prática de ensino de matemática com fotografias em preto e branco produzidas por um grupo de alunos do Ensino Médio (EM). A prática foi desenvolvida em duas turmas de 2° ano do EM de uma escola da rede pública em Porto Alegre (RS), buscando responder à questão: “Quais elementos matemáticos emergem a partir da prática fotográfica entre os adolescentes do Ensino Médio?”. Foram produzidas fotografias com celular e com uma câmera digital DSLR envolvendo o estudo das sombras e enquadramento. A partir das fotografias selecionadas, foram elencados elementos que emergiram do processo de olhar interpretativo dos pesquisadores e que organizados em três unidades de significação: a matemática que emergiu no ato de fotografar; elementos matemáticos abordados na produção e tratamento das fotografias; relações entre o belo, a matemática e a fotografia. A pesquisa reafirmou o potencial pedagógico do trabalho com fotografias nas aulas de matemática.
Downloads
Referências
BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro. STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre/RS. Penso, 2020.
BRAGG, L. A.; NICOL, C. Seeing mathematics through a new lens: using photos in the mathematics classroom. Australian mathematics teacher. v. 67, n. 3, p. 3-9, 2011.
BRITO, Arlete de Jesus; DALCIN, Andreia. Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidades. REMATEC, Belém (PA), v. 17, n. 40, p. 60-73, jan/abr, 2022.
CAMARGO, Daiane de Jesus Vieira. “FOTOMATIZANDO”: Conexões entre fotografia e matemática nos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal de Pelotas/RS. Dissertação (Mestrado em educação), UFPEL, RS, 2020.
CASSAL, Marcos Luis. Geração de Sombras em Objetos Modelados por Geometria Sólida Construtiva. Dissertação (Mestrado em ciência da computação), UFRGS, RS, 2001.
CHIAPINOTTO, Marina Lorenzoni. Rio grande de luto: uma análise das fotografias jornalísticas do acidente da TAM em diários gaúchos. Dissertação (Mestre em Comunicação) Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Unisinos/São Leopoldo. 2010.
COSTA, C. Educação, Imagem e Mídias. 1. ed. São Paulo: Cortez. (Aprender e Ensinar com Textos; v.12). p. 81-82. 2005.
COSTA, Thiago Rufino; A beleza em tempos de selfie: retratos fotográficos e uma intimidade criada. Trabalho de Conclusão. Centro de filosofia e ciências humanas. UFRJ, Rio de Janeiro, 2015.
DUBESSET, D. Os segredos da macrofotografia criativa: técnicas, composição, estética. São Paulo: Editora SENAC, 2018.
ECO, Umberto. História da Beleza. Rio de Janeiro: Record, 2012.
EISNER, E. W. A response to Catterall. Art Education. v. 51, n. 4, p. 12, 1998.
FERREIRA, Fernanda Aparecida. PERES, Gilmer Jacinto et al. Matemática e Linguagem. VIII Encontro de Educação Matemática, p. 6, 2004.
FRANTZ, D. S. 2015. Potencialidades da fotografia para o ensino de geometria e proporção em uma escola do campo. 2015. Dissertação (Mestrado). UFRGS. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática. Porto Alegre, 2015.
GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria A. Santoro. Questões de método, a construção da pesquisa em Educação. São Paulo, Cortez, 2011.
GIMENES, Alex. A física e a matemática intrínsecas na fotografia. Editora Photos, Balneário Camboriú, SC, 2015.
KAUARK, Fabiana S.; MANHÃES, Fernanda C., MEDEIROS, Carlos H. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Bahia, Via Litterarum Editora, 2010.
LIMA, João Epifânio Regis. O papel das artes e do design no STEAM. In: BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro. STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre/RS. Penso, cap. 7, 2020.
PEIXOTO, Thalis. Fotografia como um recurso para o ensino de perspectiva cônica com tecnologias digitais. Dissertação (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação da Educação Matemática), UFRGS. Rio Grande do Sul. 2022.
PERKINS, D. N. The intelligent eye: learning to think by looking at art. Santa Monica: Getty Publications, 1994.
SALGADO, Sebastião. Da minha terra à Terra. Contribuição Isabelle Franq. Tradução: Julia da Rosa Simões. Paralela, São Paulo. 1ª ed, 2014.
SAMAIN, Etianne. Como pensam as imagens. Campinas/SP. Editora da Unicamp, 2012.
SANDERS, Mark. STEM, STEM Education, STEMmania. The Technology Teacher, v. 68, n. 4, p. 20-26, 2009.
SANTAELLA, Lucia. Os três paradigmas da imagem. In: SAMAIN, Etianne. O Fotográfico, 2° ed. Campinas/SP. Editora HUCITEC e Editora Senac São Paulo, p. 295-307. 2005.
SANTAELLA, Lucia; NÖRT Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2017.
SOUSA, Jorge Pedro. Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. Edisciplinas, USP, SP. 2006
TOUTAIN, Lídia Brandão; AUGUSTO, Gilucci. A semiótica da imagem fotográfica digital em preto e branco. Ponto de Acesso, Salvador (BA), v. 10, n. 3, p. 136-146, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.