Ações extensionistas do LEM/UFPA na formação de professores de matemática em Salinópolis (PA)

Autores

10.37001/emr.v30i87.4242

Palavras-chave:

Laboratório de Ensino de Matemática, Ações Extensionistas, Formação Inicial e continuada de professores

Resumo

Este trabalho se apresenta como um relato de experiência acerca da realização do I Ciclo de Formação para Professores de Matemática da Educação Básica de Salinópolis, idealizado e executado pelo Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) da UFPA (campus universitário de Salinópolis/PA). Este evento se apresentou como uma importante ação extensionista do LEM no âmbito do município e de outros localizados na região nordeste do Estado do Pará (Brasil). O evento teve 130 inscritos, entre docentes da educação básica, do magistério superior e discentes do curso de licenciatura em matemática da UFPA Salinópolis. A programação contou com a realização de múltiplas atividades, tais como: mesa redonda, painel, palestras, minicursos e exposição de jogos matemáticos, as quais possibilitaram que professores de matemática em diferentes etapas de formação refletissem sobre o ensino e aprendizagem de matemática, além de lhes permitir compartilhar vivências oriundas da profissão docente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

LOPES, Jairo de A.; ARAÚJO, Elizabeth A. O laboratório de ensino de matemática: implicações na formação de professores. Zetetiké, Campinas, v. 15, n. 27, p. 57-69, jan./jun. 2007.

MESSIAS, Maria Alice de Vasconcelos Feio. Um olhar sobre estágios e práticas como componentes na formação inicial do professor de matemática. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23008, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17513. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/17513. Acesso em: 17 maio. 2025.

NUNES, A.L. de P. F.; SILVA, M.B.C. A Extensão Universitária no Ensino Superior e a sociedade Maria Batista da Cruz Silva. Mal-Estar e Sociedade, Ano IV, v. 7, n. 7, p. 119-133, 2011.

PINTO, Nayara Katherine Duarte; CONTI, Keli Cristina. Percepções de licenciandos em matemática sobre o uso do laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 484–508, 2020. DOI: 10.33871/22385800.2020.9.19.484-508. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6213 . Acesso em: 22 jul. 2024.

SANTOS, José Adenilson Vilar dos; CUNHA, Douglas da Silva. O uso do laboratório no ensino da Matemática: Desafios e possibilidades encontradas pelos professores em suas práticas pedagógicas. Revista Educação Pública, v. 21, nº 41, 16 de novembro de 2021.

STROMBERG, A.; BALDANI, M. H.; MINÉM J.C.; RIBEIRO, A. E. A contribuição das ações extensionistas do projeto Rondon na formação do estudante de odontologia. Conexão, v. 16, p. 01 – 12, 2020.

Downloads

Publicado

2025-06-11

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Ações extensionistas do LEM/UFPA na formação de professores de matemática em Salinópolis (PA). (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(87), 1-9. https://doi.org/10.37001/emr.v30i87.4242