Um estudo sobre jogos digitais para o ensino de Frações no Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Educação Básica, Matemática, TecnologiaResumo
Os alunos da Educação Básica ainda apresentam muitas dificuldades em relação às Frações. Vários estudos apontam que essas dificuldades podem estar relacionadas à forma como o conteúdo é ensinado, aos métodos de ensino e aos recursos didáticos utilizados. Nesse sentido, os jogos digitais surgem como uma alternativa promissora, que tem muito a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem desse tópico matemático. Assim, este estudo teve como objetivo investigar os jogos digitais que podem ser utilizados no processo de ensino e aprendizagem das Frações nos anos finais do Ensino Fundamental e analisá-los de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa foi realizada na plataforma ‘Coquinhos: jogos educativos’ e para a análise dos dezessete jogos digitais encontrados, adotou-se uma abordagem documental, de natureza qualitativa. Como resultado, observou-se que, embora a maioria dos jogos seja acessível e envolvente, há uma escassez de jogos voltados especificamente ao público adolescente.
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