Organização Curricular de Matemática no Novo Ensino Médio: aspectos da BNCC e do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul

Autores

10.37001/emr.v30i87.4341

Palavras-chave:

BNCC, Políticas Curriculares, Reforma do Ensino Médio, Educação Matemática

Resumo

Este artigo apresenta uma análise acerca da organização curricular da disciplina de Matemática no Estado de Mato Grosso do Sul, considerando dois documentos norteadores: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul para o Ensino Médio. Nosso objetivo foi apresentar uma análise ancorada nesses dois documentos, BNCC e Currículo de MS para o Ensino Médio, observando como se relacionam, e de que forma o documento elaborado pela Secretaria Estadual de Educação de MS complementa o documento nacional.  Utilizamos a abordagem qualitativa de caráter documental que contou com pesquisa bibliográfica nos documentos referenciados, nas legislações que os precedem e em outras pesquisas relacionadas à área. Os resultados apontam que o Currículo de MS procurou estabelecer aproximações com as questões regionais, bem como efetuou uma separação e ampliação das habilidades por série no Ensino Médio, no que diz respeito à Matemática e suas Tecnologias.

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Publicado

2025-05-01

Como Citar

Organização Curricular de Matemática no Novo Ensino Médio: aspectos da BNCC e do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(87), 1-16. https://doi.org/10.37001/emr.v30i87.4341