Discussões sobre a formação inicial de professores que ensinam Matemática no Ceará: refletindo sobre o IV FPMat-CE
Palavras-chave:
Educação Matemática, Formação de Professores, Formação Inicial, SBEM, CearáResumo
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as discussões realizadas no âmbito do IV FPMat-CE, apresentando um panorama do debate sobre a formação inicial de professores que ensinam Matemática no estado do Ceará. Para tanto, recorreu-se a um ensaio teórico fomentado a partir das pautas discutidas nesse evento e fundamentado na literatura em Educação e Educação Matemática. Como resultados, apontamos que são tópicos de interesse os conhecimentos profissionais da docência, a prática formativa dos formadores e as políticas públicas curriculares, bem como a atuação em Educação Matemática nos cursos de Pedagogia; além disso, aponta-se a escassez de discussões a respeito da formação de educadores(as) matemáticos(as) indígenas, quilombolas e do campo, e, consequentemente, a necessidade de fomentar e ampliar esse debate.
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