Um breve panorama das discussões promovidas no V Fórum Mineiro de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática

Autores

10.37001/emr.v30i86.4492

Palavras-chave:

Formação inicial, Formação Continuada, Currículo, Práticas de Interculturalidade

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma síntese das discussões promovidas nos Grupos de Trabalho (GT) do V Fórum Mineiro de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática. Os dados são decorrentes dos registros de cada um dos GTs e das gravações disponibilizadas no canal do YouTube da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional Minas Gerais (SBEM-MG). Destaca-se que o GT1 refletiu sobre os saberes próprios da docência. O GT2 sobre o processo de tornar-se professor. O GT3, centrou-se no debate sobre políticas curriculares e enfatizou a importância de reconhecer que professores e estudantes são produtores de currículo. O GT4 dialogou sobre a formação do formador de professores que ensinam Matemática. O GT5 focou no ensino de matemática e na formação do professor para atuação em contextos socioculturais específicos. Diante do exposto, conclui-se o quão potente é a promoção de espaços que coadunam docentes e pesquisadores, não só para o avanço das pesquisas como para minimizar os efeitos da solidão docente.

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Publicado

2025-03-27

Edição

Seção

Fóruns Regionais de Formação Inicial de professores que ensinam Matemática

Como Citar

Um breve panorama das discussões promovidas no V Fórum Mineiro de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(86), 1-14. https://doi.org/10.37001/emr.v30i86.4492