Textos que circularam no IX Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática

Autores

10.37001/emr.v30i86.4509

Palavras-chave:

Textos, Formação de Professores, Licenciatura em Matemática

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os textos que circularam nos grupos de trabalho do IX Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática, cujo evento aconteceu no ano de 2023 e foi promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática/Regional Bahia. Nesse evento, de maneira simultânea, cada grupo de trabalho se reuniu para discutir uma temática, elaborar um documento escrito que sintetiza essas discussões e socializar numa plenária para toda comunidade baiana. Nesta pesquisa, considera-se como textos esses documentos escritos por cada grupo de trabalho. Seguindo uma abordagem qualitativa e análise documental, a análise, fundamentada na perspectiva teórica e sociológica de Basil Bernstein, tem em conta os resultados de pesquisas referentes ao tema de cada grupo de trabalho e o documento orientador da SBEM Nacional. Ao realizar as leituras minuciosas dos textos que circularam em cada grupo, foram identificados aqueles, destacados pelos participantes, que ora problematizaram discussões gerais que contemplaram o grupo, ora centralizaram determinadas discussões que regularam ou associaram o campo recontextualizador pedagógico (as universidades e os cursos de formação de professores) a outros campos. Conclui-se, portanto, que, a despeito de a comunidade baiana ter conseguido contemplar discussões pertinentes a cada grupo ou temática envolvida, outros textos poderão ser aprofundados nos seus futuros fóruns, a fim de avaliar e avançar no campo da formação de professores, no âmbito das Licenciaturas em Matemática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J. O planejamento de pesquisas qualitativas em Educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 20, p. 001-020, 2023.

ARAÚJO, P. C. O curso de Pedagogia/EaD no Oeste do Paraná: uma análise crítica de sua expansão (2005-2019). 2021. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, 2021.

BARBOSA, D. E. F.; SOARES, L. H. Concepções da profissionalidade na fase de consolidação da carreira docente em Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 6, p. 1–22, 2021.

BERNSTEIN, B. Class, Codes and Control, volume IV: the structuring of pedagogic discourse. London: Routledge, 1990. 235 p.

BERNSTEIN, B. Pedagogy, symbolic control and identify: theory, research, critique. Lanham: Rowman & Littlefield, 2000. 230 p.

BOFF, D. S.; BONATO, G. C. Os saberes para a docência em Matemática: o que dizem professores formadores? Revista Eletrônica de Educação Matemática (REVEMAT), Florianópolis, v. 18, p. 01-21, jan./dez., 2023.

CARRILLO, J.; CLIMENT, N.; CONTRERAS, L. C.; MUÑOZ-CATALÁN, M. C. Determining specialised knowledge for mathematics teaching. In: Proceedings of the CERME, 2013. p. 2985-2994.

COURA, F. C. F.; PASSOS, C. L. B. Como formadores de professores de matemática se tornam investigadores da docência. Educação em Revista, [S. l.], v. 38, 2022.

DAVID, M. M.; MOREIRA, P. C.; TOMAZ, V. S. Matemática escolar, matemática acadêmica e matemática do cotidiano: uma teia de relações sob investigação. Acta Scientiae, Canoas, v. 15, n. 1, p. 42-60, jan./abr. 2013.

FARIAS, L. M. S.; PIRES, M. A. L. M. SBEM – BA 25 anos: movimento, trajetória e memórias. Salvador: EDUFBA, 2015, 67p.

FERNANDES, E.; MATOS, J. F. Da Matemática à Matemática Escolar: Um percurso de Transformação. In: SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 16. Actas [...]. Lisboa. APM, 2005.

FERREIRA, J. L. O saber profissional do professor que ensina matemática: pesquisas históricas e não históricas. In: LIMA, E. B.; FORTALEZA, F. J. S.; LANDO, J. C. (org.). O saber profissional: história e perspectivas atuais do ensino de matemática nos primeiros anos escolares. São Paulo: Livraria da Física, 2022. p. 81-115.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006. 226 p.

JARDIM, V. B. F.; AGUIAR, M.; RIBEIRO, A. J. Professional learning tasks and mathematical knowledge involving the algebraic structure of Groups: an experience in the degree in Mathematics teaching. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 4, p. 1-21, 1 set. 2023.

JOHANN, C. A. H.; LIMA, J. R. Pibid e Residência Pedagógica e seus impactos na formação docente: percepção de coordenadores institucionais. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 12-31, set./dez. 2023.

LERMAN, S. The Social Turn in Mathematics Education Research. In: BOALER, J. (ed.). Multiple Perspectives on Mathematics Teaching and Learning, London: Ablex Publishing, p. 19-44, 2000.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.

MELLO, D. E.; ARRAIS, L. F. L. Os programas PIBID e residência pedagógica: em discussão a formação do professor da educação básica. Interfaces da Educação, [S. l.], v. 12, n. 35, p. 506–531, 2021.

NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

OLIVEIRA, M. A. M.; ANDRADE, E. R. G. A formação do pedagogo para o ensino da matemática: avanços, desafios e perspectivas. Devir Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 4–23, 2021.

PAULA, E. F. de; CYRINO, M. C. C. T. Identidade profissional de professores que ensinam matemática: Elementos e ações para a construção de uma proposta para futuras investigações. Pro-Posições, v. 32, p. e20180109, 2021.

PASSOS, C. L. B.; LEANDRO, E. G. Perfil profissional e acadêmico de formadores de professores que atuam nas Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. Edição Especial, p. e023091, 2023.

PIMENTA, S. G.; LIMA, S. L. Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, p. 1-20, 2019.

STAMBERG, C. S.; NEHRING, C. M. As influências do professor formador e o saber específico na escolha pela docência em Matemática (The influences of the training teacher and the specific knowledge in the choice of Math teaching). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 345-360, 2018.

ROWLAND, T.; TURNER, F. Who owns a theory? The democratic evolution of the Knowledge Quartet. In: KAUR, B.; HO, W. K.; TOH, T.L.; CHOY, B.H. (org.). Proceedings of the 41st Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 4, p. 105-112, 2017.

Downloads

Publicado

2025-03-27

Edição

Seção

Fóruns Regionais de Formação Inicial de professores que ensinam Matemática

Como Citar

Textos que circularam no IX Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(86), 1-19. https://doi.org/10.37001/emr.v30i86.4509