Textos que circularam no IX Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática
Palavras-chave:
Textos, Formação de Professores, Licenciatura em MatemáticaResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar os textos que circularam nos grupos de trabalho do IX Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática, cujo evento aconteceu no ano de 2023 e foi promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática/Regional Bahia. Nesse evento, de maneira simultânea, cada grupo de trabalho se reuniu para discutir uma temática, elaborar um documento escrito que sintetiza essas discussões e socializar numa plenária para toda comunidade baiana. Nesta pesquisa, considera-se como textos esses documentos escritos por cada grupo de trabalho. Seguindo uma abordagem qualitativa e análise documental, a análise, fundamentada na perspectiva teórica e sociológica de Basil Bernstein, tem em conta os resultados de pesquisas referentes ao tema de cada grupo de trabalho e o documento orientador da SBEM Nacional. Ao realizar as leituras minuciosas dos textos que circularam em cada grupo, foram identificados aqueles, destacados pelos participantes, que ora problematizaram discussões gerais que contemplaram o grupo, ora centralizaram determinadas discussões que regularam ou associaram o campo recontextualizador pedagógico (as universidades e os cursos de formação de professores) a outros campos. Conclui-se, portanto, que, a despeito de a comunidade baiana ter conseguido contemplar discussões pertinentes a cada grupo ou temática envolvida, outros textos poderão ser aprofundados nos seus futuros fóruns, a fim de avaliar e avançar no campo da formação de professores, no âmbito das Licenciaturas em Matemática.
Downloads
Referências
ALVES-MAZZOTTI, A. J. O planejamento de pesquisas qualitativas em Educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 20, p. 001-020, 2023.
ARAÚJO, P. C. O curso de Pedagogia/EaD no Oeste do Paraná: uma análise crítica de sua expansão (2005-2019). 2021. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, 2021.
BARBOSA, D. E. F.; SOARES, L. H. Concepções da profissionalidade na fase de consolidação da carreira docente em Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 6, p. 1–22, 2021.
BERNSTEIN, B. Class, Codes and Control, volume IV: the structuring of pedagogic discourse. London: Routledge, 1990. 235 p.
BERNSTEIN, B. Pedagogy, symbolic control and identify: theory, research, critique. Lanham: Rowman & Littlefield, 2000. 230 p.
BOFF, D. S.; BONATO, G. C. Os saberes para a docência em Matemática: o que dizem professores formadores? Revista Eletrônica de Educação Matemática (REVEMAT), Florianópolis, v. 18, p. 01-21, jan./dez., 2023.
CARRILLO, J.; CLIMENT, N.; CONTRERAS, L. C.; MUÑOZ-CATALÁN, M. C. Determining specialised knowledge for mathematics teaching. In: Proceedings of the CERME, 2013. p. 2985-2994.
COURA, F. C. F.; PASSOS, C. L. B. Como formadores de professores de matemática se tornam investigadores da docência. Educação em Revista, [S. l.], v. 38, 2022.
DAVID, M. M.; MOREIRA, P. C.; TOMAZ, V. S. Matemática escolar, matemática acadêmica e matemática do cotidiano: uma teia de relações sob investigação. Acta Scientiae, Canoas, v. 15, n. 1, p. 42-60, jan./abr. 2013.
FARIAS, L. M. S.; PIRES, M. A. L. M. SBEM – BA 25 anos: movimento, trajetória e memórias. Salvador: EDUFBA, 2015, 67p.
FERNANDES, E.; MATOS, J. F. Da Matemática à Matemática Escolar: Um percurso de Transformação. In: SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 16. Actas [...]. Lisboa. APM, 2005.
FERREIRA, J. L. O saber profissional do professor que ensina matemática: pesquisas históricas e não históricas. In: LIMA, E. B.; FORTALEZA, F. J. S.; LANDO, J. C. (org.). O saber profissional: história e perspectivas atuais do ensino de matemática nos primeiros anos escolares. São Paulo: Livraria da Física, 2022. p. 81-115.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006. 226 p.
JARDIM, V. B. F.; AGUIAR, M.; RIBEIRO, A. J. Professional learning tasks and mathematical knowledge involving the algebraic structure of Groups: an experience in the degree in Mathematics teaching. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 4, p. 1-21, 1 set. 2023.
JOHANN, C. A. H.; LIMA, J. R. Pibid e Residência Pedagógica e seus impactos na formação docente: percepção de coordenadores institucionais. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 12-31, set./dez. 2023.
LERMAN, S. The Social Turn in Mathematics Education Research. In: BOALER, J. (ed.). Multiple Perspectives on Mathematics Teaching and Learning, London: Ablex Publishing, p. 19-44, 2000.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.
MELLO, D. E.; ARRAIS, L. F. L. Os programas PIBID e residência pedagógica: em discussão a formação do professor da educação básica. Interfaces da Educação, [S. l.], v. 12, n. 35, p. 506–531, 2021.
NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
OLIVEIRA, M. A. M.; ANDRADE, E. R. G. A formação do pedagogo para o ensino da matemática: avanços, desafios e perspectivas. Devir Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 4–23, 2021.
PAULA, E. F. de; CYRINO, M. C. C. T. Identidade profissional de professores que ensinam matemática: Elementos e ações para a construção de uma proposta para futuras investigações. Pro-Posições, v. 32, p. e20180109, 2021.
PASSOS, C. L. B.; LEANDRO, E. G. Perfil profissional e acadêmico de formadores de professores que atuam nas Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. Edição Especial, p. e023091, 2023.
PIMENTA, S. G.; LIMA, S. L. Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, p. 1-20, 2019.
STAMBERG, C. S.; NEHRING, C. M. As influências do professor formador e o saber específico na escolha pela docência em Matemática (The influences of the training teacher and the specific knowledge in the choice of Math teaching). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 345-360, 2018.
ROWLAND, T.; TURNER, F. Who owns a theory? The democratic evolution of the Knowledge Quartet. In: KAUR, B.; HO, W. K.; TOH, T.L.; CHOY, B.H. (org.). Proceedings of the 41st Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 4, p. 105-112, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.