Uso do software GeoGebra para transformar práticas de Matemática
Palavras-chave:
Educação Matemática, GeoGebra, Geometria, Ensino e AprendizagemResumo
O ensino integrado ao letramento digital é fundamental para preparar os estudantes para os desafios do século XXI, promovendo não apenas competências técnicas necessárias para o mercado de trabalho, mas também para uma participação consciente e crítica em uma sociedade digital. Essa abordagem fomenta a equidade, inovação e aprendizado significativo, capacitando indivíduos a aproveitarem as oportunidades contemporâneas. A atualização da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) reforça a importância desse ensino no currículo escolar. Neste contexto, a proposta foi desenvolvida com quatro alunos do 9º ano de uma escola pública no município de Manaus, buscando integrar o software GeoGebra ao ensino de geometria euclidiana no Ensino Fundamental. Foram definidos objetivos específicos, como: pesquisar formas geométricas planas e suas propriedades; manusear recursos digitais (computadores e câmeras); identificar formas geométricas na arquitetura urbana, especialmente no centro histórico de Manaus; usar o GeoGebra para retratar essas formas e calcular suas áreas; além de apresentar os resultados oralmente com o apoio do PowerPoint. A metodologia adotada foi a de projetos, que envolveu atividades práticas focadas em investigar os conceitos geométricos presentes na arquitetura urbana. Os alunos planejaram visitas, coletaram dados e apresentaram os resultados em dois produtos: a apresentação dos conceitos geométricos na IV Feira Amazonense de Matemática e a mostra fotográfica: símbolos e geometria. O trabalho mostrou que a integração do GeoGebra ao letramento digital promoveu um aprendizado significativo e dinâmico, conectando Tecnologia a temática e a Cultura Regional, enquanto incentivou a valorização do patrimônio local e desenvolveu habilidades essenciais para o futuro.
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Acessada em: 06 jan. 2025.
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