Uso do software GeoGebra para transformar práticas de Matemática

Autores

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Palavras-chave:

Educação Matemática, GeoGebra, Geometria, Ensino e Aprendizagem

Resumo

O ensino integrado ao letramento digital é fundamental para preparar os estudantes para os desafios do século XXI, promovendo não apenas competências técnicas necessárias para o mercado de trabalho, mas também para uma participação consciente e crítica em uma sociedade digital. Essa abordagem fomenta a equidade, inovação e aprendizado significativo, capacitando indivíduos a aproveitarem as oportunidades contemporâneas. A atualização da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) reforça a importância desse ensino no currículo escolar. Neste contexto, a proposta foi desenvolvida com quatro alunos do 9º ano de uma escola pública no município de Manaus, buscando integrar o software GeoGebra ao ensino de geometria euclidiana no Ensino Fundamental. Foram definidos objetivos específicos, como: pesquisar formas geométricas planas e suas propriedades; manusear recursos digitais (computadores e câmeras); identificar formas geométricas na arquitetura urbana, especialmente no centro histórico de Manaus; usar o GeoGebra para retratar essas formas e calcular suas áreas; além de apresentar os resultados oralmente com o apoio do PowerPoint. A metodologia adotada foi a de projetos, que envolveu atividades práticas focadas em investigar os conceitos geométricos presentes na arquitetura urbana. Os alunos planejaram visitas, coletaram dados e apresentaram os resultados em dois produtos: a apresentação dos conceitos geométricos na IV Feira Amazonense de Matemática e a mostra fotográfica: símbolos e geometria. O trabalho mostrou que a integração do GeoGebra ao letramento digital promoveu um aprendizado significativo e dinâmico, conectando Tecnologia a temática e a Cultura Regional, enquanto incentivou a valorização do patrimônio local e desenvolveu habilidades essenciais para o futuro.

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Biografia do Autor

  • Antonio Moreira da Silva Neto, Secretaria de Estado de Educação/SEDUC, Manaus, Amazonas

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2011); Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) pela Universidade Luterana do Brasil (2023) na área de Tecnologia Educacional ; Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) na área de Tecnologia Educacional, na Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é professor - Secretaria Estadual de Educação do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem, ponto de fermat, ponto minimizador, fermat-steiner e congruência de triângulo e Ambiente de Geometria Dinâmica.

  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil • Canoas, RS — Brasil e Universidade Franciscana - UFN

    Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, especialização em Matemática pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha, título reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pela Universidade de La Laguna na Espanha. Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil. Atua no curso de Matemática Licenciatura e como coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Currículo de Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação, Formação Continuada e Ensino e Aprendizagem. É cofundadora da Rede de Educação Matemática da América Central e do Caribe (REDUMATE).Foi secretária do Comitê Interamericano de Educação Matemática (CIAEM), gestão 2019-2023. É Diretora Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), gestão 2022-2025. Pesquisadora Bolsa Produtividade do CNPq, nível 2.

Referências

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Acessada em: 06 jan. 2025.

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Publicado

2025-09-30

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Uso do software GeoGebra para transformar práticas de Matemática. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(88), 1-15. https://doi.org/10.37001/adzkx877