Percepções sobre a História da Matemática num curso de formação inicial de professores

Autores

  • Edna Maura Zuff edna@icmc.usp.br
    Universidade de São Paulo - USP
  • Patrícia de Souza patriciasouza@gmail.com
    Universidade de São Paulo - USP

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma pesquisa qualitativa realizada com dez alunos de um curso de Licenciatura em Matemática, que freqüentaram a disciplina História da Matemática e nela foram aprovados. Nosso objetivo é compreender como esta dimensão é por eles concebida em sua formação, como futuros professores, e quais reflexões ela lhes provoca sobre a aplicação desses conhecimentos em sua prática, no Ensino Básico. Como resultados, apresentamos importantes considerações que os investigados fizeram sobre o uso pedagógico da História da Matemática, as quais coincidem com propostas e tendências já apontadas por outros pesquisadores e que enfatizam possíveis mudanças no design curricular dos cursos de formação, inicial ou continuada, desses professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Percepções sobre a História da Matemática num curso de formação inicial de professores. (2008). Educação Matemática Em Revista, 25, 37-45. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/815