Guia de Elaboração/Uso de Sequências Didáticas para o Ensino de Matemática
Palavras-chave:
Produto Educacional, Guia de Elaboração de Sequências Didáticas, Ensino de MatemáticaResumo
Um Produto Educacional (PE) de ensino, resultado de um Mestrado Profissional, possui grande potencial no processo de ensino e aprendizagem, especialmente no ensino de Matemática. Este artigo apresenta o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação de um Guia de Elaboração/Uso de Sequências Didáticas, concebido como PE, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou um questionário com 10 perguntas fechadas e 2 abertas, aplicado a 30 professores de Matemática da rede pública de Maracanaú-CE. Os resultados mostraram que a maioria dos professores concordou com as diretrizes do Guia e manifestou interesse em utilizá-lo em sala de aula, ressaltando a importância de incorporá-lo na formação inicial e continuada de professores de Matemática. Conclui-se que o Guia, baseado nas contribuições dos professores, pode ser útil no trabalho docente, recomendando sua divulgação e exploração em diversos contextos.
Downloads
Referências
BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
CABRAL, Natanael Freitas. Sequências didáticas: estrutura e elaboração. Belém: SBEM / SBEM-PA, 2017.
DELESPOSTE, Tatiana; SÁ, Lauro Chagas e. Reflexões a partir de um Produto Educacional sobre Educação Financeira para o Mundo do Trabalho. Educação Matemática em Revista. Brasília, v. 29, n. 82, p. 1-13, 2024.
LOPES, Maria Maroni. Sequência Didática para o Ensino de Trigonometria usando o Software GeoGebra. Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 46, p. 631-644, ago. 2013.
NICOLA, Jéssica Anese; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Revista NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2016.
PEREIRA, Renan Marques; VICTER, Eline das Flores; FREITAS, Adriano Vargas. Avaliação de um Produto Educacional sob a perspectiva dos professores que ensinam matemática. Conhecimento Online, Novo Hamburgo, n. 9 v. 1, 2017.
RIZZATTI, Ivanise Maria; MENDONÇA, Andrea Pereira; MATTOS, Francisco; RÔÇAS, Giselle; SILVA, Marcos André B. Vaz da; CAVALCANTI, Ricardo Jorge de S; OLIVEIRA, Rosemary Rodrigues de. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. Actio, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2020.
SOUSA, Robert David Fernandes de. Uma historiografia do tempo presente entre as práticas pedagógicas de Matemática e a avaliação externa do SPAECE em uma escola de educação básica no Ceará. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) Centro de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2023.
SOUSA, Robert David Fernandes de. Guia de Elaboração/Uso de Sequências Didáticas: conciliando demandas do ensino de Matemática. Orientadora: Liliane dos Santos Gutierre. 2023. 55 p. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.