A complexidade de liames entre identidades, diferenças e professores de matemática

Autores

10.37001/v30i86.3843

Palavras-chave:

Complexidade, Identidades, Diferenças, Professores de Matemática

Resumo

A pesquisa descrita nas laudas desta publicação foi de caráter teórico. Buscou-se evidenciar laços entre identidades sociais (com destaque às identidades profissionais) e diferenças (no que tange, em especial, à(s) identidade(s) dos professores de matemática), utilizando-se, para tanto, a perspectiva filosófica complexa de Edgar Morin. Três princípios da teoria da complexidade moriniana serviram de alicerce às argumentações levadas a efeito no texto: o hologramático, o dialógico e o recursivo. Ao final do estudo, inferiu-se que, em se tratando dos profissionais, em geral, e dos professores de matemática, em particular: (1) existem elementos diferentes/insólitos nas identidades, as quais, com seus atributos, estão em cada um dos elementos diferentes/insólitos que nelas se situam (princípio complexo hologramático); (2) identidades e diferenças antagonizam-se e, a um só tempo, complementam-se (princípio complexo dialógico); (3) diferenças geram identidades, que retroagem sobre diferenças, (re)gerando-as (princípio complexo recursivo).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais (Tradução: Andréa Stahel M. da Silva). São Paulo: Martins Fontes, 2005.

LEVY, Lênio Fernandes. A formação inicial de professores de matemática em atividades investigativas durante o estágio. 2013. 220f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Instituto de Educação Matemática e Científica. Universidade Federal do Pará. Belém, Pará. 2013.

LEVY, Lênio Fernandes; Gonçalves, Tadeu Oliver. O professor (de matemática) e alguns ensaios sobre sua identidade. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 349–368, setembro, 2014.

MORIN, Edgar. O método 4: as idéias – habitat, vida, costumes, organização (Tradução: Juremir Machado da Silva). 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2002.

MORIN, Edgar. O método 1: a natureza da natureza (Tradução: Ilana Heineberg). 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2003a.

MORIN, Edgar. O método 5: a humanidade da humanidade – a identidade humana (Tradução: Juremir Machado da Silva). 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2003b.

Downloads

Publicado

2025-02-10

Como Citar

A complexidade de liames entre identidades, diferenças e professores de matemática. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(86), 1-11. https://doi.org/10.37001/v30i86.3843