Uma revisão sistemática sobre a aprendizagem dos diferentes significados do conceito de fração
Palavras-chave:
Frações, Significados, Ensino Fundamental, Revisão SistemáticaResumo
O ensino das frações e seus significados têm sido encarado como um desafio para a Educação Básica. O conceito de fração envolve os significados: parte-todo, quociente, medida, razão e operador, que, quando bem compreendidos, contribuem para a construção desse conceito. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo é analisar as expectativas quanto ao ensino e à aprendizagem do significado de fração. Metodologicamente, este estudo foi constituído de uma revisão sistemática (método PRISMA), de fundamento qualitativo e abordagem exploratória com base em pesquisa aplicada na temática sobre o ensino dos diferentes significados de fração. Como resultados principais da leitura e da análise dos estudos selecionados, observou-se reduzida amplitude na apresentação de recursos metodológicos, que trabalhem diferentes ideias de fração. Apesar de todos os significados de fração terem sido citados, o mais empregado e o mais conhecido entre os professores ainda é o significado parte-todo.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.
FERREIRA, Aurélio. Míni Dicionário Aurélio Século XXI: O minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001.
IEZZI, Gelson, et al. Matemática: volume único. Atual, 2002.
JUCÁ, Rosineide. Os saberes e práticas dos professores dos anos iniciais relacionados ao ensino das frações. Revista Cocar, v. 13, n. 26, 2019.
LANDIM, Evanilson; MORAIS, Maria das Dores. Análise praxeológica da abordagem de frações em um livro didático do 4º ano do ensino fundamental. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 5, p. 555-565, 2019.
LITOLDO, Beatriz; ALMEIDA, Marieli; RIBEIRO, Miguel. Conhecimento especializado do professor que ensina matemática: uma análise do livro didático no âmbito das frações. TANGRAM-Revista de Educação Matemática, v. 1, n. 3, 2018.
LOPES, Aparecida; SILVA, Sandra. Movimento formativo de professores dos anos iniciais sobre fração: o inteiro. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, 2020.
MENDES, Iran. Atividades matemáticas de Francisco Ferreira de Vilhena Alves na revista Pedagógica A Escola (Belém/Brasil) entre 1900 e 1905. Ediciones Universidad de Salamanca, v. 39, 2020.
MENDES, Luiz; PEREIRA, Ana . Revisão sistemática na área de Ensino e Educação Matemática: análise do processo e proposição de etapas. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 22, n. 3, 2020.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco - Ensino Fundamental. Recife: SEE, 2019. 612 p
PINTO, Ailton; SILVA, Maria. Uma reflexão acerca do ensino de números fracionários racionais com a música. Educação Matemática Debate, v. 3, n. 7, p. 31-51, 2019.
PONTE, João; QUARESMA, Marisa. Representações e raciocínio matemático dos alunos na resolução de tarefas envolvendo números racionais numa abordagem exploratória. Uni-pluri/versidad, v. 14, 2014.
POZZOBON, Marta; OLIVEIRA, Cláudio. Como ensinar frações? Práticas que informam o professor que ensina matemática. Roteiro, v. 43, n. 3, 2018.
PRODANOV, Cleber; FREITAS, Ernani. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e trabalho acadêmico - 2 ed. Editora Feevale, 2013.
SANTOS, Solange. O uso do tangram como proposta no ensino de frações. 2019. 134 f. . Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional)-Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2019.
SILVA, Maria; ALMOULOUD, Saddo. Números racionais: concepções, representações e situações. In: Educação Matemática: epistemologia, didática e tecnologia. São Paulo: Editora da Física, p. 81-141, 2018.
SOUZA, Joamir. Matemática: realidade e tecnologia. São Paulo: FTD, 2018.
VALENTE, Wagner. A matemática do ensino e o ensino de matemática: as frações nos primeiros anos escolares, segunda metade do século XIX. Historia de la Educación, v. 39, n. 5, 2020.
VELOSO, Lázaro Manoel; LANDIM, Evanilson. Estudo da produção do conhecimento acerca de fração, número fracionário e número racional nos anos finais do Ensino Fundamental. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 5, p. 555-565, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.