Com a palavra, o docente formador: conhecimentos e desafios mobilizados na prática profissional na formação matemática nos cursos de Pedagogia
Palavras-chave:
Docente formador, Casos de ensino, Formação inicial, Curso de Pedagogia, Educação MatemáticaResumo
Este artigo tem como objetivo compreender os conhecimentos mobilizados pelo docente formador de Matemática e os desafios encontrados em suas atividades profissionais. A investigação se configura como um estudo qualitativo, que teve como método para produção de dados a abordagem de casos de ensino. As informações foram coletadas por meio da gravação em áudio, com cinco docentes formadores, que atuam nos cursos de Licenciatura em Pedagogia de cinco universidades federais do país, com as disciplinas do campo da Educação Matemática. Para análise, utilizou-se o método da Análise Textual Discursiva. Em geral, os indicadores obtidos apontam haver influência das crenças e dos modelos de ensino que tiveram, em escolhas profissionais. Além disso, identificou-se que há um distanciamento dos discentes em compreender-se professores que ensinam Matemática, de certo modo, advindos da estrutura curricular dos cursos, já que há pouco espaço para a Matemática, sendo isso um grande desafio na formação inicial.
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