Formando professores de matemática em projetos de extensão universitária

Autores

10.37001/sctsb016

Palavras-chave:

Formação de professores, Extensão Universitária, Projetos, Relato de Experiência

Resumo

Esse relato de experiência se propôs a compreender como as atividades de extensão desenvolvidas pelo grupo de estudantes da licenciatura em matemática vinculado ao Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal de Goiás têm influenciado a formação acadêmica e humana dos futuros professores de Matemática. Quatro projetos são analisados: Matemática Básica em Perspectiva, Matemática no Circo, Clube de Matemática para Ensino Fundamental e Clube de Matemática para o Ensino Médio. Baseados nos estudos teóricos coletivos, os professores em formação inicial buscam, por meio dos projetos, articular os conteúdos matemáticos escolares à atividade humana. Conclui-se que os projetos corroboram a construção de um espaço propício para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e para a superação dos padrões de ensino e aprendizagem da matemática. Assim, o estudo mostra que a extensão universitária é importante como um local para formação integral e transformação social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Decreto nº 19.851, de 27 de setembro de 1931. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/D19851.htm. Acesso em: 11 set. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Presidência da República, 1996.

BRASIL. Plano Nacional de Extensão Universitária. Brasília: MEC, 1999.

CÂNDIDO, R. A. C.; SOUSA, A. C.; PEREIRA, G. R. P.; FONSECA, H. C. M. C. Clube de matemática no ensino médio: espaço de aprendizagem para a docência. In: CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO – CONPEEX, 20., 2023, Goiânia. Anais... Goiânia, Brasil, novembro 2023.

CEDRO, W. L. Aprendendo a ser professor de matemática no circo. Curitiba: CRV, 2020.

DINIZ, F. P. The academic extension as a tool for public policy. 2012. 142 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Brasil, 2012.

FAGUNDES, J. Universidade e compromisso social. Campinas: Editora Unicamp, 1986.

GABRIEL, M. do S. G. Repensando a extensão universitária: um olhar a partir das ações do projeto de extensão universitária PBMH - Português Brasileiro para migração humanitária da UFPR. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil, 2022.

GARCIA, E. J. A.; SANTOS, I. D. S.; GONÇALVES, A. C. P. Matemática no circo: ludicidade e conhecimento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2016, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, 2016.

LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia, personalidad. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1983.

LIMA, M. S. L.; GOMES, M. O. Redimensionando o papel dos profissionais da educação: algumas considerações. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Eds.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 179-195.

LOPES, A. R. L. V. Clube de matemática: vivências nos anos iniciais do ensino fundamental. Curitiba: CRV, 2018.

MELO NETO, J. F. Extensão popular. João Pessoa: UFPB/Editora Universitária, 2014.

MELO NETO, J. F. Extensão universitária - diálogos populares. In: MELO NETO, J. F. (Ed.). Extensão universitária: diálogos populares. João Pessoa: UFPB/Editora Universitária, 2002. p. 7-22.

MENDES, D. T. Concepção do educador e da universidade. 1988. 180 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil, 1988.

MOURA, M. O. (Org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Loyola, 2017.

NOGUEIRA, M. D. P. Extensão universitária no Brasil: uma revisão conceitual. In: FARIA, D. S. (Org.). Construção conceitual da extensão na América Latina. Brasília: UNB, 2001. p. 85-101.

NOGUEIRA, M. D. P. Políticas de extensão universitária brasileira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

RAINHA, A. M.; GONÇALVES, G. F.; MENDES, I. R. M.; PAIVA, I. J. L.; ABREU, R. O. Um olhar sobre o projeto Matemática no Circo. In: ENCONTRO GOIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – ENGEM, 7., 2019, Goiânia. Anais... Goiânia: UFG, maio 2019.

SILVA, S. A. F.; CÔCO, D. Clube de matemática: experiências didático-formativas. São Paulo: Pedro e João Editores, 2023.

XAVIER, A. A.; ALVES, J. C. R.; ALVARENGA, K. B. A. Matemática básica em perspectiva: traçando perfis sob pontos de vista investigativos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – ENEM, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, jul. 2016.

Downloads

Publicado

2025-09-30

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Formando professores de matemática em projetos de extensão universitária. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(88), 1-16. https://doi.org/10.37001/sctsb016