Matemática Crítica: possibilidade de ferramenta para autogestão no mundo do trabalho?

Autores

10.37001/1t4v0328

Palavras-chave:

Matemática Crítica, Democracia, Tecnologia, Não-neutralidade

Resumo

A Matemática Crítica é um movimento que se preocupa com os aspectos políticos da educação matemática colocando no centro do debate questões de não neutralidade, poder e democracia. Skovsmose (2001) inclui as relações dialógicas no enfoque pedagógico da matemática.  Diante dos desafios postos pela tecnologia para o controle dos processos produtivos nos empreendimentos empreendedores e cooperativados, bem como na formação dos estudantes a MC apresenta-se como possibilidade de ferramenta para a autogestão e possibilidade de avanços na emancipação da classe trabalhadora.

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Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 22ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

NEDER, Ricardo Toledo e HENRIQUES, Flávio Chedid (orgs.). Um horizonte de lutas para a autogestão: o trabalho organizado por plataforma digital. 1ª ed. Lutas Anticapital, Marília, SP. 2024.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica. A Questão da Democracia. 6ª. Ed. São Paulo: Papirus, 2001

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Publicado

2025-09-30

Como Citar

Matemática Crítica: possibilidade de ferramenta para autogestão no mundo do trabalho?. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(88). https://doi.org/10.37001/1t4v0328