Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: compreensões sobre Matemática e práticas inclusivas
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Formação Docente, Inclusão Escolar, DiferençaResumo
Este artigo objetiva discutir as compreensões que professores que ensinam Matemática possuem em relação à Educação Inclusiva e às práticas inclusivas em aulas de Matemática. Assim, ele é recorte de uma pesquisa de mestrado de cunho qualitativo. Como metodologia, fizemos um grupo de trabalho colaborativo e convidamos professores inscritos por meio de um formulário. Cada encontro realizado no grupo produziu uma narrativa e, aqui, trazemos excertos para discussão. A partir das falas dos participantes, percebe-se que a compreensão no que diz respeito à Educação Inclusiva, principalmente do que ela é, amplia e vai além do público assistido pela Educação Especial. Os colaboradores expandiram ainda mais essa perspectiva, reconhecendo a necessidade de inclusão enquanto buscam por práticas inclusivas que sobreponham as várias dificuldades dos alunos, tendo como intuito não produzir exclusão pela Matemática. Nesse sentido, entende-se a importância de um olhar para as singularidades e as potencialidades dos educandos.
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