A utilização de história em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem da Geometria Esférica

Autores

10.37001/ripem.v14i2.3817

Palavras-chave:

Geometria Esférica, História em Quadrinhos, Ensino e Aprendizagem de Geometria

Resumo

Este trabalho visa investigar as contribuições da utilização de uma história em quadrinhos (HQ) no processo de ensino e aprendizagem da Geometria Esférica (GE). Trata-se de um estudo de caso envolvendo três estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública da Bahia. Eles realizaram uma leitura e discussões acerca da HQ “As aventuras de Anselmo Curioso: Os Mistérios da Geometria”, de Jean Pierre Petit. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como instrumentos de coleta de dados uma entrevista semiestruturada e um questionário sobre os conteúdos da HQ. Os resultados revelaram a viabilidade do uso da HQ na introdução às Geometrias Não Euclidianas (GNE), mais particularmente a GE, na formação dos futuros professores de Matemática. Foi possível constatar que as HQ não se resumem a uma literatura de entretenimento. Elas podem adentrar a sala de aula como ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem das GNE.

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Publicado

20-08-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Santos, G. A. dos, & Assis, E. S. de. (2024). A utilização de história em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem da Geometria Esférica. Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 14(2), 1-16. https://doi.org/10.37001/ripem.v14i2.3817