Educação estatística, educação financeira e educação fiscal no estudo das apostas online

Autores

10.37001/ripem.v14i3.3860

Palavras-chave:

Educação Estatística, Educação Financeira, Educação Fiscal, Probabilidade

Resumo

O universo das apostas online tem crescido muito no Brasil em tempos recentes. Para trabalhar esse tema, desenvolvemos uma atividade pedagógica, construída no âmbito da modelagem matemática, com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre os problemas acarretados pela prática de apostas desse tipo. Para tanto, criamos uma atividade envolvendo a probabilidade em um espaço amostral não equiprovável, a educação financeira, no que se refere a investimentos e risco, e a educação fiscal, abordando a importância dos tributos e a destinação dos recursos arrecadados. Os resultados , analisados segundo a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), demonstraram um bom engajamento dos estudantes e a conscientização sobre a problemática envolvida no tema das apostas online, além da criticidade perante o exame das situações propostas. Igualmente, verificamos bom desempenho no entendimento do conceito de probabilidade envolvido, bem como no que tangenciou a educação financeira e a educação fiscal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Barbosa, J. C. (2001). Modelagem matemática e os professores: A questão da formação. Bolema, 15, 5-53.

Brasil. Ministério da Fazenda e Ministério da Educação. (2002). Portaria n. 413 de 31 de dezembro de 2002. Implementa o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF). DOU, Brasília, DF.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. (2010a). Parecer Nº 11, de 7 de outubro de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília, DF.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. (2010b). Resolução Nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília, DF.

Brasil. Ministério da Fazenda. Escola de Administração Fazendária (ESAF). (2017). Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. Documento Base (3ª ed.). Portaria n. 413, de 31/12/2002. Brasília, DF.

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF.

Brasil. Ministério da Educação. (2019). Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, DF.

Burak, D. (1992). Modelagem matemática: Ações e interações no processo de ensino-aprendizagem (Tese de Doutorado). Universidade Estadual Campinas, Campinas, SP.

Burak, D. (2019). A Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática: Olhares múltiplos e complexos. Educação Matemática Sem Fronteiras, 1(1), 96-111.

Campos, C. R. & Perin, A. P. (2023). A educação fiscal no contexto da BNCC: Explorando abordagens pedagógicas. In A. L. Manrique & C. L. O. Groenwald (Orgs.), Anais do IX CIBEM – Congresso Iberoamericano de Educação Matemática – PUC-SP, 2022 (pp. 2773-2784). Editora Akademy.

CNE/CEB (Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica). (2010a). Parecer Nº 11, de 7 de outubro de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União, Brasília.

CNE/CEB (Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica). (2010b). Resolução Nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União, Brasília.

D’Ambrósio, U. (1986). Da realidade à ação: Reflexos sobre educação e matemática. Summus.

D’Ambrósio, U. (2006). Etnomatemática e educação. In G. Knijnik, F. Wanderer & C. J. Oliveira (Orgs.), Etnomatemática: Currículo e Formação de Professores (pp. 126-153). Edunic.

GEFESP. (n.d.). Sobre a educação fiscal. Governo do Estado de São Paulo.

Godoy, A. S. (1995). Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, 35(2), 57-63.

Lefevre, F. & Lefevre, A. M. C. (2014). Discurso do sujeito coletivo: Representações sociais e intervenções comunicativas. Texto Contexto Enferm, 23(2), 502-507.

Meyer, J. F. C., Caldeira, A. D. & Malheiros, A. P. S. (2011). Modelagem em Educação Matemática. Autêntica.

Perin, A. P. (2019). Educação Estatística Crítica: Um estudo das práticas discentes em um curso de tecnologia (Tese de Doutorado). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP.

Perin, A. P. & Campos, C. R. (2021). Educação Financeira: Uma possibilidade de integração com a Educação Estatística. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, 6(1), 339–358.

Santos, R. O. (2020). Educação fiscal nas aulas de matemática: Cenários para investigação e exploração de problemas (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, SP.

Silva, C. & Kato, L. A. (2021). Quais elementos caracterizam uma atividade de Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica? Revista Bolema, 26(43), 817-838.

Skovsmose, O. (2014). Um convite à Educação Matemática Crítica. Papirus.

Varanda Neto, J. M., Santos, J. C. S. & Mello, E. M. (2019). O fixa mercado de renda no Brasil: Conceitos, precificação e risco. Saint Paul.

Downloads

Publicado

20-08-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Campos, C., Perin, A. P., & Pita, A. P. G. . (2024). Educação estatística, educação financeira e educação fiscal no estudo das apostas online. Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 14(3), 1-16. https://doi.org/10.37001/ripem.v14i3.3860