Public policies on the curriculum for the initial education of teachers who teach mathematics: a discussion promoted by Brazilian Society of Mathematics Education GT 07

Autores

10.37001/ripem.v14i4.4256

Palavras-chave:

Formação de Professores, Políticas Públicas Curriculares, FPMat

Resumo

This text aims to reflect on the discussions held in regional forums and in the national forum on public policies on the curriculum for the initial education of teachers who teach mathematics through a systematization of what was debated. To this end, we chose to present the referrals prepared by the 14 regions of the Brazilian Society of Mathematics Education (SBEM) that included this subject in their forums, organized by the themes: Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships and Pedagogical Residency Program, Curricularization of the Extension in Teaching Degree Courses and National Curriculum Guidelines for the Initial Education of Mathematics Teachers. Subsequently, the discussions held at the national forum in Teresina-PI were systematized. From this perspective, based on Gatti’s ideas, this work intends to bring together and step away from the collective reflections of the authors of this text on what is stated in the DCN-Formation Resolution, recently approved. The research concluded that studies and discussions carried out by the entities are not very much considered in the documents that govern teacher education.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Conselho Nacional de Educação (2024). Parecer CNE/CP nº 4/2024, aprovado em 12 de março de 2024 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissional do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, de formação pedagógica para graduados não licenciados e de segunda licenciatura).

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2018) Portaria Gab nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa de Residência Pedagógica.

Decreto nº 7.219 (2010). Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência e dá outras providências. Brasília, DF: Câmara dos Deputados.

Gatti, B. A. (2004). Avaliação da Extensão Universitária da institucionalização as suas práticas. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 2(2), 22-30.

Gatti, B. A. (2013). Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, 50, 51-67.

Gatti, B. A. (2017). Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Rev. Diálogo Educ., 17(53), 721-737.

Gatti, B. A. (2021). Políticas Públicas curriculares para a Formação Inicial de Professores que ensinam matemática. Paradigma, XLII, 1-17.

Mindal, C. B., & Guérios, E. (2013). Formação de professores em instituições públicas de ensino superior no Brasil: diversidade de problemas, impasses, dilemas e pontos de tensão. Educar em Revista, 50, 21-33.

Ministério da Educação (2002). Resolução CNE/CP nº 001/2002, de 18 de fevereiro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura de graduação plena.

Ministério da Educação (2015). Resolução CNE/CP nº. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ministério da Educação (2018a). Parecer CNE/CP 07, de 03 de julho de 2018. Solicitação de prorrogação do prazo estabelecido na Resolução CNE/CP no 1, de 9 de agosto de 2017, que alterou o artigo 22 da Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015.

Ministério da Educação (2018b). Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências.

Ministério da Educação (2019). Resolução CNE/CP nº 02/2019, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).

Ministério da Educação (2020). Resolução CNE/CP nº 01/2020, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada).

Moretti, V. D., Marco, F. F., & Santana, F. C. M. (2023) Políticas nacionais de formação de professores que ensinam matemática: reflexões, desafios e proposições. VIII FPMAT. Teresina, PI, Brasil.

Santana, F. C. M., & Barbosa, J. C. (2020) O dispositivo formativo da residência pedagógica: ataques, lutas e resistências. Rev. Bras. Educ., 25.

Publicado

01-09-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Guérios, E. C., & Amorim, M. Élid. (2024). Public policies on the curriculum for the initial education of teachers who teach mathematics: a discussion promoted by Brazilian Society of Mathematics Education GT 07. Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 14(4), 1-19. https://doi.org/10.37001/ripem.v14i4.4256