Educação Financeira Escolar no Ensino Médio: desenvolvendo o protagonismo financeiro
Palavras-chave:
Ensino Médio, Educação Financeira, Protagonismo Financeiro, Resolução de ProblemasResumo
O objetivo foi investigar atividades para o desenvolvimento do protagonismo financeiro no contexto do Empreendedorismo com alunos do 3º ano do Ensino Médio. A investigação é de carácter qualitativo e contou com a participação de treze alunos em sete encontros presenciais. Foram propostos problemas do tipo aberto, estimulando os alunos nas suas capacidades críticas e criativas. Os resultados indicam que os alunos aprimoraram a capacidade de análise e interpretação de dados financeiros e a habilidade de realizar cálculos matemáticos aplicados ao contexto empreendedor. Também, desenvolveram a competência para tomar decisões embasadas em informações financeiras, considerando estratégias de precificação que visam maximizar os lucros e garantir a sustentabilidade de um negócio. As contribuições das atividades para a Educação Financeira emergiram da prática dos alunos com a sequência de atividades aplicadas na resolução dos problemas abertos, capacitando-os para a tomada de decisões financeiras levando ao protagonismo financeiro.
Downloads
Referências
Allevato, N. S. G. (2005). Associando o computador à resolução de problemas fechados: análise de uma experiência. 127 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Rio Claro, SP.
Allevato, N. & Vieira, G. (2016). Do ensino através da resolução de problemas abertos às investigações matemáticas: possibilidades para a aprendizagem. Quadrante, XXV(1), 113-131.
Ayllón, M.; Gómez, I. & Ballesta-Claver, J. (2016). Mathematical thinking and creativity through mathematical problem posing and solving. Propósitos y Representaciones, 4(1), 169-218.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, DF.
Brasil. Decreto 7.397 de 22 dezembro de 2010. (2010). Institui a estratégia nacional de educação financeira - ENEF. Brasília, DF.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. (2018). Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília, DF.
Bravo, J. A. F. & Sánchez, J. J. B. (2012). Incidencia de la invención y reconstrucción de problemas en la competencia matemática. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 32, 29-43.
Dolabela, F. (2003). Pedagogia Empreendedora. São Paulo, SP: Editora de Cultura.
Figueiredo, F. F.; Groenwald, C. L. O. & Recalcati, L. A. (2019). A (re)formulação e resolução de problemas com o uso de recursos tecnológicos digitais na Educação Matemática Financeira. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. 10(2), 1-18.
Fonseca, M. G. & Gontijo, C. H. (2020). Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais. Ensino em Re-Vista, 27, 956-978.
Gontijo, C. H. (2007). Criatividade em Matemática: identificação e promoção de talentos criativos. Revista Educação, 32, 481-494.
Nobre, L. H. N. et al. (2016). Estratégias de precificação de novos serviços em pequenas e médias empresas. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 9(3), 3-20.
Nunes, K. R. A. (2016). Criatividade e criação na aula de matemática. Revista Pátio, 1(80), 1-21.
OECD. (2005) Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. OECD Publishing: Paris.
Ponte, J. P.; Brocardo, J. & Oliveira, H. (2009). Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Suzuki, R. & Mastine, A. C. (2014). Educação financeira e resolução de problemas no combate ao consumismo e endividamento: relato de uma experiência. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Londrina, PR: SEED/PR.
Rossetto, J. C.; Schneider, T.; Quartieri, M. T. & Oliveira, E. C. (2020). Educação financeira crítica: uma prática pedagógica para a educação de jovens e adultos. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 15, 01-24.
Sella, M. da G. M. (2013). Matemática Financeira e o Empreendedorismo: uma possibilidade no ensino de jovens e adultos. In: Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 1, 1-16. Curitiba, PR: SEED/PR.
Silva, J. S. da. (2011). O planejamento no enfoque emergente. 237 f. Tese (Doutorado em Ensino). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS.
Silva, A. M. & Powell, A. B. (2013). Um programa de educação financeira para a matemática escolar da educação básica. In: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba, PR.
Silva, G. L. R. (2022). Cartilha com noções de contabilidade para jovens concluintes do ensino médio. 74 f. Dissertação (Mestrado profissional em gestão, planejamento e ensino). Centro Universitário Vale do Rio Verde. Três Corações, MG.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.