Educação Matemática Bilíngue para surdos: uma jornada pelos Três Mundos da Matemática
Palavras-chave:
Alunos Surdos, Materiais Didáticos, Porcentagem, Três Mundos da MatemáticaResumo
Neste artigo, serão apresentados os resultados de uma pesquisa de Mestrado que buscou investigar, sob a ótica da Teoria dos Três Mundos da Matemática, a aprendizagem do conceito de porcentagem por alunos surdos e verificar se a utilização de determinados materiais didáticos poderia ajudar nesse processo. Para isso, foi elaborado um mapeamento da Imagem Conceitual sobre porcentagem e uma sequência de atividades com uso de materiais didáticos, para duas turmas do nono ano do Ensino Fundamental, de uma escola bilingue para surdos, no município de São Paulo. Foi verificado que a sequência de atividades possibilitou a intersecção entre os Mundos, desenvolvendo melhor o Mundo Corporificado Simbólico e valorizando o Mundo Conceitual Corporificado. O uso da Teoria dos Três Mundos da Matemática, com a utilização de materiais didáticos, permitiu analisar os conhecimentos matemáticos de cada estudante e desenvolver os elementos ausentes em sua Imagem de Conceito.
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