Letramento Estatístico no Currículo da Licenciatura em Matemática

Autores

10.37001/ripem.v15i2.4460

Palavras-chave:

Formação de Professores, Letramento Estatístico, Licenciatura em Matemática

Resumo

A bibliografia atual destaca a importância do professor de matemática no ensino de Estatística, apesar de uma formação inicial que, por meio da Licenciatura em Matemática, enfatiza conteúdos específicos em detrimento da Educação Estatística. O Letramento Estatístico surge como primordial para uma compreensão crítica dos métodos estatísticos, neste contexto, esta pesquisa objetivou analisar os currículos das licenciaturas em Matemática de Pernambuco sob a perspectiva do Letramento Estatístico, apresentando as convergências e divergências destes currículos com os elementos do Letramento Estatístico. Para isto, selecionamos 22 cursos de Licenciatura em Matemática em Pernambuco, utilizando-se da análise de conteúdo dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) destas Licenciaturas. Após a discussão sobre suas convergências e divergências com os elementos do Letramento Estatístico, constatamos que as Instituições de Ensino Superior analisadas reconhecem a importância do desenvolvimento crítico do licenciando como cidadão, visando formar profissionais aptos para um ensino contextualizado e voltado ao Letramento Estatístico dos alunos.

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Publicado

12-05-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Correia, M. A. B. ., & Carvalho, J. I. F. de. (2025). Letramento Estatístico no Currículo da Licenciatura em Matemática. Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 15(2), 1-15. https://doi.org/10.37001/ripem.v15i2.4460