Ações que apoiam o Raciocínio Matemático desempenhadas por um professor da disciplina de Equações Diferenciais Ordinárias em uma turma de Engenharia
Palavras-chave:
Ações do Professor, Raciocínio Matemático, Equações Diferenciais Ordinárias, Engenharia, Educação Matemática no Ensino Superior.Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar e discutir as ações do professor que apoiam o raciocínio matemático de estudantes durante a realização de uma tarefa em uma turma de Engenharia na disciplina de Equações Diferenciais Ordinárias (EDO). Os dados foram produzidos em um ambiente natural de sala de aula da disciplina de EDO ofertada conjuntamente para os cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental. Ao longo de três dias de aula, o professor da disciplina trabalhou uma tarefa matemática dedicada a abordar EDO de primeira ordem. Para as análises, foram consideradas categorias a priori para as ações do professor (convidar, guiar/apoiar, informar/sugerir e desafiar) e para os processos de raciocínio matemático dos estudantes (conjecturar, generalizar e justificar). Os resultados indicam que o professor executou as ações previstas nas categorias e que estas deram suporte para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos, permitindo que os objetivos propostos nas aulas fossem atingidos.
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