Cartas reflexivas: um olhar para a Pedagogia Sistêmica, os estudantes e as situações de dificuldades de aprendizagem da Matemática
Palavras-chave:
Educação Matemática, Situações de Dificuldades, Aprendizagem da Matemática, Pedagogia SistêmicaResumo
Este artigo objetiva analisar os relatos dos estudantes do 5º ano de escolarização diante das situações de dificuldades de aprender Matemática e apresentar a Pedagogia Sistêmica como uma proposta pedagógica para o trabalho com estudantes em situações de dificuldades de aprendizagens em Matemática. O estudo é de abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa de campo com a realização de atividades práticas pedagógicas e sistêmicas com crianças de uma turma do 5º ano de uma escola do sistema estadual de Montes Claros-MG. Como resultados podemos perceber diversos princípios defendidos pela Pedagogia Sistêmica e como eles podem contribuir no processo de superação das situações de dificuldades de aprendizagem da Matemática. Destacamos que os relatos dos estudantes, nessa área temática pouco difundida, podem contribuir com a descoberta de estratégias para a intervenção e a superação das situações de dificuldades de aprendizagens existentes.
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