Desafios de acesso e inovação pedagógica com tecnologias digitais no ensino de Matemática: contribuições do modelo TPACK

Autores

10.37001/ripem.v15i2.4526

Palavras-chave:

Acesso Digital, Ensino de Matemática, Formação Docente, Tecnologias Digitais, TPACK

Resumo

Este artigo traz os resultados de uma pesquisa, baseada no acesso às tecnologias digitais, que teve como participantes professores de Matemática da Educação Básica de escolas públicas. Esta pesquisa qualitativa envolveu a realização de entrevistas que incorporaram o uso de tecnologias, incluindo recursos digitais, como estratégia metodológica. Assim, a investigação busca averiguar as necessidades de formação continuada dos professores de Matemática em relação ao acesso e uso de tecnologias digitais no ensino da Matemática. A pesquisa é sustentada no constructo teórico do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK). As interações entre as várias escolas e diferentes municípios evidenciaram que as tecnologias digitais (TD), apesar dos benefícios, da empregabilidade de métodos mais dinâmicos e colaborativos, da implementação eficaz, enfrentam desafios, como falta de infraestrutura adequada, impasses à formação continuada e desigualdade de acesso às tecnologias digitais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Ausubel, D. P. (2003). Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva (v. 1). Lisboa, Portugal: Plátano Editora.

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70.

Borba, M. C.; Scucuglia, R. & Gadanidis, G. (2020). Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento (3. ed.). Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Borba, M. C.; Souto, D. L. P. & Canedo Junior, N. R. (2022). Vídeos na educação matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Born, B. B.; Prado, A. P. D. & Felippe, J. M. F. G. (2019). Profissionalismo docente e estratégias para o seu fortalecimento: entrevista com Lee Shulman. Educação e Pesquisa, 45, e201945002003. https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945002003

Farina, I. & Benvenutti, D. B. (2024). Formação continuada de professores: perspectiva humana e emancipatória. Joaçaba, SC: Unoesc. https://www.unoesc.edu.br/wp-content/uploads/2024/03/Formacao-continuada-de-professores-1.pdf

Gomes, E. G. S.; André, R. C. M. & Morais, M. D. (2023). O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação fomentando o letramento matemático na formação de professores de Matemática dos Anos Iniciais. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 13(1), 1-20. https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3122

Koehler, M. J. & Mishra, P. (2005). Teachers learning technology by design. Journal of Computing in Teacher Education, 21(3), 94-102.

Koehler, M. & Mishra, P. (2008). Introducing technological pedagogical content knowledge. In: AACTE Committee on Innovation and Technology (Org.), Handbook of technological pedagogical content knowledge (TPCK) for educators (pp. 3-29). Nova York, NY: Routledge.

Manrique, A. L.; Viana, E. A.; Boneto, C.; Ferreira, M. A. H.; Campos, A. M. A.; Takinaga, S. S. & Santos, E. O. (2024). A formação de professores que ensinam matemática e o desenvolvimento de aplicativos sob uma perspectiva inclusiva (4. ed.). São Paulo, SP: LF Editorial.

Martins, C. F. R. & Macêdo, J. A. (2023). Ferramentas digitais: uma possibilidade educacional em tempos de pandemia. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 13(1), 1-17. https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3326

Minayo, M. C. S. (2001). Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: M. C. S. Minayo (Org.), Pesquisa social: teoria, método e criatividade (21. ed., pp. 9-29). Petrópolis, RJ: Vozes.

Mishra, P. & Koehler, M. J. (2006). Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, 108(6), 1017-1054. https://doi.org/10.1111/j.1467-9620.2006.00684.x

Niess, M. L.; Ronau, R. N.; Shafer, K. G.; Driskell, S. O.; Harper, S. R.; Johnston, C. & Kersaint, G. (2009). Mathematics teacher TPACK standards and development model. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, 9(1), 4-24.

Niess, M. L.; Sadri, P. & Lee, K. (2007). Dynamic spreadsheets as learning technology tools: Developing teachers' technology pedagogical content knowledge (TPCK). American Educational Research Association Annual Conference. Chicago, IL.

Palis, G. D. L. R. (2010). O conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, 12(3), 421-453.

Ruas, V. L. O. F.; Macêdo, J. A. & Crisostomo, E. (2024). Decodificando por meio de narrativas o desenvolvimento do TPACK dos docentes de matemática. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, 23(51), 153-175. https://doi.org/10.21703/rexe.v23i51.2210

Santos, R. P. & Macêdo, J. A. (2024). As possibilidades didático-pedagógicas do uso de softwares matemáticos no ensino de Matemática durante a pandemia da Covid-19. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 14(1), 1-14. https://doi.org/10.37001/ripem.v14i1.3650

Santos, W. (2023). Lives de Matemática: possibilidades de aprendizagem através do YouTube. Revista Práxis: saberes da extensão, 11(23), 45-51. http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692023v11n23p45-51

Shulman, L. (1987). Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1-23. https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411

Shulman, L. S. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 4-14. https://doi.org/10.3102/0013189X015002004

Silva, B.; Simões Junior, R. & Samá, S. (2024). Technological choices in Statistics: reflections on pedagogical practices in the Brazilian higher education. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 14(3), 1-18. https://doi.org/10.37001/ripem.v14i3.3805

Thompson, A. D. & Mishra, P. (2007-2008). Breaking news: TPCK becomes TPACK! Journal of Computing in Teacher Education, 24(2), 38-64.

Valle, P. R. D. & Ferreira, J. D. L. (2025). Análise de conteúdo na perspectiva de Bardin: contribuições e limitações para a pesquisa qualitativa em educação. Educação em Revista, 41, e49377. https://doi.org/10.1590/0102-469849377

Downloads

Publicado

12-05-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Oliveira, A. M. R., & Macêdo, J. A. de . (2025). Desafios de acesso e inovação pedagógica com tecnologias digitais no ensino de Matemática: contribuições do modelo TPACK. Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 15(2), 1-21. https://doi.org/10.37001/ripem.v15i2.4526