Desafios de acesso e inovação pedagógica com tecnologias digitais no ensino de Matemática: contribuições do modelo TPACK
Palavras-chave:
Acesso Digital, Ensino de Matemática, Formação Docente, Tecnologias Digitais, TPACKResumo
Este artigo traz os resultados de uma pesquisa, baseada no acesso às tecnologias digitais, que teve como participantes professores de Matemática da Educação Básica de escolas públicas. Esta pesquisa qualitativa envolveu a realização de entrevistas que incorporaram o uso de tecnologias, incluindo recursos digitais, como estratégia metodológica. Assim, a investigação busca averiguar as necessidades de formação continuada dos professores de Matemática em relação ao acesso e uso de tecnologias digitais no ensino da Matemática. A pesquisa é sustentada no constructo teórico do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK). As interações entre as várias escolas e diferentes municípios evidenciaram que as tecnologias digitais (TD), apesar dos benefícios, da empregabilidade de métodos mais dinâmicos e colaborativos, da implementação eficaz, enfrentam desafios, como falta de infraestrutura adequada, impasses à formação continuada e desigualdade de acesso às tecnologias digitais.
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